Mídias Sociais

Política

Com emenda da Casa, vereadores de Macaé aprovam Bolsa Merenda de 200 reais para alunos da rede pública municipal

Avatar

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Macaé voltou a se reunir, em sessão extraordinária na manhã desta segunda-feira, 30, para a votação de um projeto de lei de autoria do prefeito Dr. Aluizio (PSDB) que propõe a implementação de uma “bolsa merenda” para os alunos da rede pública municipal, em virtude das medidas de prevenção à pandemia do coronavírus.

No início da sessão, o presidente da Casa, Dr. Eduardo Cardoso (CIDADANIA), elogiou, em nome de todos os vereadores, a atuação do prefeito no combate à pandemia do coronavírus na cidade, e pediu um período de recesso para que os vereadores pudessem discutir uma proposta inédita para aumentar o valor da “bolsa merenda”.

O ineditismo da proposta se deu porque o presidente da Câmara sugeriu uma emenda, não da mesa diretora nem de todos os vereadores, mas da própria Casa, para que alterasse o valor dos 100 reais sugeridos pelo governo para 200 reais, com a ajuda de 5,3 milhões de reais do Fundo do Legislativo.

Além disso, os vereadores também inseriram na matéria a garantia de benefício cumulativo para as famílias, que passaria a ser de acordo com o número de alunos matriculados na rede pública municipal.

O líder do governo, Cristiano Gelinho (PTC), agradeceu à oposição liderada pelo vereador Maxwell Vaz (SOLIDARIEDADE), pelo acordo feito entre os parlamentares e pelo líder da oposição ter aberto mão de 6 emendas, lembrando que o próprio Gelinho chegou a desistir de uma emenda criando uma forma de triagem para que o benefício não fosse pago a famílias que não necessitam desses recursos.

Com a aprovação da emenda dobrando o valor oferecido em auxílio das famílias dos estudantes, em sua maioria, crianças e jovens, os vereadores discutiram e aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do Executivo, que agora deve apreciar o texto, sancionando ou vetando a matéria, total ou parcialmente.

Mais lidas da semana