Mídias Sociais

Política

Requerimentos de vereador governista geram farpas entre parlamentares de Macaé

Publicado

em

Série de requerimentos do vereador Val Barbeiro (PHS) causou polêmica entre vereadores da oposição e do governo em sessão ordinária da Câmara de Macaé

O clima esquentou durante a sessão desta quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Macaé, que tinha tudo para ser mais “tranquila”, já que nenhum grande projeto entrou na pauta nesta semana.

Todavia, uma série de requerimentos do vereador Val Barbeiro (PHS) causou uma série de debates entre governistas e oposicionistas sobre os mais variados temas, entre eles, serviços de transporte público, saúde e a infraestrutura da região serrana.

Como de costume, Dr. Luiz Fernando (AVANTE) atacou o governo a cada oportunidade, chegando a trocar farpas novamente com o líder do governo, Julinho do Aeroporto, principalmente a respeito do transporte público.

Entende-se. Ao criticar a situação dos 2 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), comprados durante a gestão do ex-prefeito Riverton Mussi (PDT), o vereador de oposição precisou ser lembrado por Julinho de que era ele o líder do governo na época, e que o projeto era de sua autoria.

Em 2013, durante primeiro ano de mandato do Prefeito Dr. Aluízio (PMDB), uma auditoria concluiu que o projeto era inviável, pois eram necessárias uma série de etapas antes da compra dos trens, que foram feitas.

O projeto em questão tinha tanto problema que, em 2017, o ex-prefeito teve seus bloqueados pela Justiça por irregularidades em um contrato de manutenção da via férrea, além de decretar que Riverton e outros acusados no processo devolvessem mkais de 17 milhões de reais aos cofres públicos do município.

Ao fim do debate, Dr. Luiz Fernando reafirmou sua autoria do projeto, mas disse que ele não foi responsável nem pela compra dos VLTs nem pela execução do projeto, que era função do então chefe do Executivo, e alfinetou Julinho, que também participou do governo anterior, chegando a ser nomeado como secretário.

“Eu sou governo. Fui governo antes também. Eu uso o governo para levar melhorias para as comunidades. E não pretendo sair do governo não. Eu estou bem agora, com o governo”, respondeu Julinho à provocação de outro ex-governista, o vereador George Jardim (PMDB), que disse acreditar que seu colega de partido estaria melhor na oposição.

Em tempo, o requerimento de Val Barbeiro pedia apenas melhorias para o transporte público municipal, solicitando aumento da frota que atende a região serrana em horários de pico, e nada tinha a ver com os VLTs.

Mais ataques – Se os debates mais acalorados entre Dr. Luiz Fernando e Julinho não podem ser chamados de novidade na Câmara, o mesmo já se pode dizer da rixa entre os vereadores Marcel Silvano (PT) e Dr. Márcio Bittencourt (PMDB, ainda?).

Na sessão desta quarta-feira, enquanto discutiam sobre outro requerimento do vereador do PHS, dessa vez pedindo à Subsecretaria de Turismo que desse apoio à realização de feiras na região serrana, os dois discutiram abertamente, fazendo com que o presidente da Casa, Dr. Eduardo Cardoso (PPS), precisasse intervir.

“Vereadores, eu acho que a plateia não está interessada nesse tipo de discussão. Tenho certeza que os senhores, assim como Luiz Fernando e Julinho – que hoje tiraram o dia – têm condições de promoverem debates melhores do que esses”, falou Dr. Eduardo, com seu humor habitual, provocando risos na pequena plateia que acompanhava a sessão.

Mais lidas do mês