Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé contará com carnês de IPTU apenas pela internet a partir de 2020

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou nesta sexta-feira, 11, que, a partir do próximo ano, as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) serão emitidas somente pelo portal da administração municipal.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, a medida visa contribuir com a redução dos custos operacionais, além de evitar o descarte no meio ambiente e agilizar o atendimento aos contribuintes.

“A economia será de, aproximadamente, 265 mil reais. Cerca de 90 mil carnês deixarão de ser impressos em gráficas e suas respectivas postagens”, detalhou a prefeitura.

Segundo o coordenador de Tributos da Secretaria de Fazenda, Márcio Bravo, do total de carnês enviados aos contribuintes, cerca de 40% retornam por incompatibilidade de endereço.

“Já proporcionamos um incentivo de desconto de 8% para quem faz a opção de recolhimento da guia na internet. Este ano, por exemplo, dos 48 milhões de reais arrecadados até o momento, 33 milhões de reais foram de guias online. Para atingir o público que ainda fez a opção de carnê em 2019, vamos intensificar a divulgação em pontos estratégicos do município como Macaé Facilita da Barra, e Córrego do Ouro, na serra. Outros pontos também estão sendo avaliados”, explicou Bravo, acrescentando que o aviso da mudança já constava nos IPTUs de 2018 e 2019.

Segundo a prefeitura, as guias de 2020 estarão disponíveis a partir do mês de fevereiro, com seus descontos para pagamento em cota única ou parcelado em até 9 vezes, podendo ser obtidas na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC) para quem tiver dificuldade de acesso à internet.

A CAC funciona no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), que está localizado na Avenida Presidente Sodré, 466, no centro da cidade, com oferta de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Além de ser mais eficiente, teremos a oportunidade de atualizar o cadastro dos contribuintes. Toda mudança tem um impacto, mas os números já demonstram que a população já procura essa comodidade”, completou Márcio Bravo.

Mais lidas da semana