Mídias Sociais

Política

Câmara Municipal de Macaé inaugura placar eletrônico de votação na próxima terça-feira, 7

Avatar

Publicado

em

 

Pelos tablets, disponibilizados para cada vereador, serão computados votos, tempo de fala, além de permitir dinamismo na gerência das pautas das sessões ordinárias da Câmara

A Câmara Municipal de Macaé inaugura na próxima terça-feira, 7, o novo sistema de votação eletrônica, que começa a funcionar já na segunda sessão ordinária depois do recesso parlamentar de julho, quando os vereadores ganharam 30 dias de férias de “meio do ano”.

Segundo o 1º Secretário da Casa, o vereador Welberth Rezende (PPS), o novo sistema, que conta com placar eletrônico e tablets para todos os parlamentares, funcionará também para gerenciar o andamento das sessões.

“Por ali será feito todo o gerenciamento da sessão, desde a abertura até as explicações pessoais. Na abertura, a leitura do Expediente será feita diretamente pelo sistema, no tablet, sem a necessidade de descer com os processos. E cada vereador poderá acompanhar pelo tablet também”, explicou Welberth.

Com o novo sistema será possível ainda que o público presente à sessão conheça as ementas de projetos de lei, requerimentos e indicações, que aparecerão discriminados, com informações como autoria e tema abordado pelas matérias.

Outra novidade será que, através do telão, tanto o público como os próprios vereadores, poderão acompanhar o tempo de fala de cada parlamentar, inclusive o vereador que estiver usando da palavra, seja para discutir das matérias durante a Ordem do Dia, ou durante o Grande Expediente ou a Explicação Pessoal.

“Na Ordem do Dia, a gente vai poder fazer a leitura da ementa pelo tablet, e todos os vereadores terão acesso, porque a ementa vai aparecer no telão. Depois de lida, a gente libera o sistema para a discussão e o tempo de fala de cada vereador vai ser cronometrado no telão, assim como o voto, que vai aparecer lá. Os vereadores poderão votar das próprias mesas”, revelou Welberth.

A proposta do registro eletrônica de votação, que já é usado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio e nas câmaras de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, entre tantas outras, foi encaminhada este pela própria Mesa Diretora da Câmara de Macaé.

O sistema já podia ser visto na sessão da última quarta-feira, 1, e causou surpresa a alguns vereadores, principalmente aos que estiveram na Câmara durante o recesso, quando foram realizadas algumas audiências públicas. O funcionamento começa na próxima terça-feira, 7, a partir da próxima sessão ordinária.

Mais lidas da semana