Mídias Sociais

Política

Atendimento do Detran.RJ nas cidades da região funcionarão com postos em escalas para alguns serviços presenciais

Avatar

Publicado

em

 

Para colaborar nas tentativas de todos os órgãos públicos, federal, estaduais e municipais, na tentativa de conter os avanços do coronavírus no território brasileiro e fluminense, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran.RJ) anunciou novas medidas para o atendimento emergencial.

Em comunicado publicado em seu site nesta terça-feira, 17, o Detran.RJ definiu uma escala de funcionamento dos seus postos em todo o Estado do Rio, que ficarão responsáveis pelo atendimento de casos emergenciais durante o regime especial de combate ao coronavírus.

Na área de registro de veículos serão prestados os serviços de 1ª licença ou 1º emplacamento, que terá agendamento somente pelo site do Detran.RJ, e de 2ª via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), que não precisará de agendamento.

Para a 2ª via do CRV, o órgão montou um plantão especial em postos espalhados pelo Estado, que funcionarão alternadamente de acordo com o dia da semana. Nos postos das cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, não haverá atendimento apenas às quintas-feiras.

Em Campos dos Goytacazes, onde há 2 postos de atendimento do Detran.RJ, o posto Campos I funcionará apenas às quartas-feiras, enquanto o posto Campos II, apenas às segundas-feiras. Nas demais cidades da região, o atendimento funcionará nos postos de Casimiro de Abreu, às segundas-feiras; de Armação dos Búzios, às terças-feiras; de São Pedro da Aldeia, às quartas-feiras; e de Araruama II e Macaé (foto), às sextas-feiras.

Serão disponibilizados ainda os serviços de emissão de 2ª via da Identidade, e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que deverão ser agendados apenas pelo teleatendimento, através dos números, 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, que atendem todo o interior do Estado.

Ainda segundo o Detran.RJ, o horário de atendimento será o mesmo em todos os postos disponibilizados, para todos os serviços, das 10h às 16h, e todos os serviços realizados neste período devem ter comprovação da urgência.

“Pode ser a passagem comprovando a viagem, ou o boletim de ocorrência para casos de perda ou furto, por exemplo”, explicou o órgão.

O Detran.RJ lembra também que essas medidas especiais que visam colaborar com a prevenção ao coronavírus no Estado do Rio vêm sendo tomadas desde a última segunda-feira, 16, como forma de proteger a população e seus funcionários.

“A população pode continuar tranquila porque ninguém será prejudicado. Estamos tomando todas as providências e fazendo um planejamento minucioso para preservar os nossos funcionários e toda a população. O objetivo é vencer essa situação protegendo a saúde dos cidadãos”, reforçou o presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos.
Além das alterações de funcionamento, o Detran.RJ também definiu outras medidas para ajudar a combater um possível surto de coronavírus no Estado, dentre elas a prorrogação por mais 30 dias do prazo para renovação da CNH, além dos 30 dias já permitidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O órgão estadual ainda anistiou o pagamento de multa para quem registrar a Transferência de Propriedade com atraso em decorrência do risco de surto do coronavírus, entre outras determinações.
Para esclarecimento de dúvidas, o Detran.RJ oferece os números, 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, que atendem todo o interior do Estado, e também suas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram.
O Detran.RJ reforça ainda que os exames de habilitação suspensos como esforço para evitar ao avanços da pandemia no Estado já foram remarcados, e que os anteriormente agendados entre a última segunda-feira, 16, e o próximo dia 30, foram passados para o período entre 6 e 20 de abril, lembrando que, por enquanto, o exame do próximo dia 31deste mês ainda está mantido.
Novas informações e atualizações sobre as medidas do Detran.RJ  estarão disponíveis nas páginas do órgão nas redes sociais e através do endereço eletrônico, www.detran.rj.gov.br.

Mais lidas da semana