Para colaborar nas tentativas de todos os órgãos públicos, federal, estaduais e municipais, na tentativa de conter os avanços do coronavírus no território brasileiro e fluminense, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran.RJ) anunciou novas medidas para o atendimento emergencial.
Em comunicado publicado em seu site nesta terça-feira, 17, o Detran.RJ definiu uma escala de funcionamento dos seus postos em todo o Estado do Rio, que ficarão responsáveis pelo atendimento de casos emergenciais durante o regime especial de combate ao coronavírus.
Na área de registro de veículos serão prestados os serviços de 1ª licença ou 1º emplacamento, que terá agendamento somente pelo site do Detran.RJ, e de 2ª via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), que não precisará de agendamento.
Para a 2ª via do CRV, o órgão montou um plantão especial em postos espalhados pelo Estado, que funcionarão alternadamente de acordo com o dia da semana. Nos postos das cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, não haverá atendimento apenas às quintas-feiras.
Em Campos dos Goytacazes, onde há 2 postos de atendimento do Detran.RJ, o posto Campos I funcionará apenas às quartas-feiras, enquanto o posto Campos II, apenas às segundas-feiras. Nas demais cidades da região, o atendimento funcionará nos postos de Casimiro de Abreu, às segundas-feiras; de Armação dos Búzios, às terças-feiras; de São Pedro da Aldeia, às quartas-feiras; e de Araruama II e Macaé (foto), às sextas-feiras.
Serão disponibilizados ainda os serviços de emissão de 2ª via da Identidade, e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que deverão ser agendados apenas pelo teleatendimento, através dos números, 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, que atendem todo o interior do Estado.
Ainda segundo o Detran.RJ, o horário de atendimento será o mesmo em todos os postos disponibilizados, para todos os serviços, das 10h às 16h, e todos os serviços realizados neste período devem ter comprovação da urgência.
“Pode ser a passagem comprovando a viagem, ou o boletim de ocorrência para casos de perda ou furto, por exemplo”, explicou o órgão.
O Detran.RJ lembra também que essas medidas especiais que visam colaborar com a prevenção ao coronavírus no Estado do Rio vêm sendo tomadas desde a última segunda-feira, 16, como forma de proteger a população e seus funcionários.
“A população pode continuar tranquila porque ninguém será prejudicado. Estamos tomando todas as providências e fazendo um planejamento minucioso para preservar os nossos funcionários e toda a população. O objetivo é vencer essa situação protegendo a saúde dos cidadãos”, reforçou o presidente do Detran.RJ, Antonio Carlos dos Santos.
Além das alterações de funcionamento, o Detran.RJ também definiu outras medidas para ajudar a combater um possível surto de coronavírus no Estado, dentre elas a prorrogação por mais 30 dias do prazo para renovação da CNH, além dos 30 dias já permitidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O órgão estadual ainda anistiou o pagamento de multa para quem registrar a Transferência de Propriedade com atraso em decorrência do risco de surto do coronavírus, entre outras determinações.
Para esclarecimento de dúvidas, o Detran.RJ oferece os números, 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, que atendem todo o interior do Estado, e também suas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram.
O Detran.RJ reforça ainda que os exames de habilitação suspensos como esforço para evitar ao avanços da pandemia no Estado já foram remarcados, e que os anteriormente agendados entre a última segunda-feira, 16, e o próximo dia 30, foram passados para o período entre 6 e 20 de abril, lembrando que, por enquanto, o exame do próximo dia 31deste mês ainda está mantido.
Novas informações e atualizações sobre as medidas do Detran.RJ estarão disponíveis nas páginas do órgão nas redes sociais e através do endereço eletrônico, www.detran.rj.gov.br.