Mídias Sociais

Destaque

Prefeitura de Macaé reduz expediente como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Pelo Twitter, Dr. Aluízio anunciou também outras medidas internas para a administração, que seguem conceitos de humanização. 

A prefeitura de Macaé publicou um decreto reduzindo o expediente nas repartições públicas do município, de 8h às 12h, a partir desta quarta-feira (18). A medida foi determinada pelo prefeito, Dr Aluízio dentro da estratégia de combate a disseminação do Coronavírus. A única exceção vale para unidades de emergência da rede municipal de Saúde.

Pelo Twitter, Dr. Aluízio anunciou também outras medidas internas para a administração, que seguem conceitos de humanização, mesmo em um momento de apreensão devido aos riscos de contágio da doença.
“Evitar o contágio é manter as pessoas em casa, longe de aglomerações. Todos precisava seguir este protocolo.Os nossos esforços agora são para garantir que toda população tenha acesso a um tratamento adequado em casos de contaminação”, afirma o prefeito.

O prefeito também dispensou as servidoras mães e responsáveis por crianças com idade abaixo dos 12 anos, além dos idosos acima dos 60 anos. As repartições que não realizam atendimento ao público poderão reduzir, em 50%, o efetivo. A partir de hoje, a Farmácia Popular está dispensada a liberar medicamentos de uso crônico por 90 dias.

Na Saúde

decreto 32/2020, em seu artigo 4º, determina que, frente à situação de emergência apresentada e dos elevados riscos de contaminação nos locais de saúde, está autorizado o acréscimo de 30% nas gratificações de urgência, emergência e insalubridade para os servidores que atuarem nos postos de urgência e emergência do município. Para estas despesas, correrão à conta de dotação orçamentária própria, consignadas no orçamento, ou na ausência desta, de créditos especiais.

Além disso fica determinado que a dispensação de medicamentos na Farmácia Popular deverá atender por um período de 90 dias. A equipe de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família (ESF) deverá recolher na residência de cada paciente os seus receituários, se dirigir até a Farmácia Popular, proceder a obtenção dos mesmos e retornar levando aos pacientes as suas respectivas medicações.

Atestados

Decreto 33/2020 determina que os atestados emitidos pelos enfermeiros(as) do Centro de Triagem do Doente por Coronavírus deverão ser reconhecidos, aceitos e acatados em todos os setores públicos e privados do município. Essa medida tem por finalidade a otimização de recursos de mão de obra sanitária qualificada.

Mais lidas da semana