Mídias Sociais

Sem categoria

Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta neste sábado (09) espetáculo “O Pena Carioca”

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Apresentação será às 20h, com entrada franca. Teatro reúne três peças do dramaturgo Martins Pena. Ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.

 

Daniela Bairros

O Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta neste sábado (09) o espetáculo “O Pena Carioca”. A obra é de Martins Pena, considerado o fundador da comédia de costumes brasileiros. A apresentação será às 20h, com entrada franca. “O Pena Carioca”, da premiada Companhia Atores de Laura, reúne três peças do dramaturgo nascido em 1815, no Rio de Janeiro. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.

No palco, os atores vão retratar a inquietude de viver no Rio de Janeiro, uma metrópole com tantos paradoxos.   Com direção de Daniel Herz, “O Pena Carioca” reúne as peças “A família e a festa na roça”, “O caixeiro da taverna” e “O Judas em Sábado de Aleluia”. O primeiro texto conta a história de uma moça que tenta fugir do casamento arranjado. No segundo, um homem sem escrúpulos mostra tudo o que é capaz de fazer para se tornar sócio da loja onde trabalha. O último acompanha o protagonista, que finge ser um boneco e assim testemunha conversar entre vários personagens.

O autor Martins Pena, que faleceu aos 33 anos, deixou como legado cerca de 30 peças, entre comédias, sátiras, farsas e dramas. Como resultado, o grupo montou o espetáculo “O Pena Carioca”, que foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Tônia Carrero.

Em 26 anos de atuação, a Companhia Atores de Laura já se apresentou em várias cidades do Brasil, participou de festivais em Lyon, na França, e Córdoba, na Argentina. O grupo recebeu muitas indicações e arrebatou prêmios como o Shell, APTR, Afroreggae, Orilaxé, Qualidade Brasil, Coca-Cola e IV Festival de Teatro de Resende.

Ficha técnica

Autor:  Martins Pena

Direção: Daniel Herz

Elenco: Ana Paula Secco, Leandro Castilho, Luiz André Alvim, Marcio Fonseca, Paulo Hamilton, Tiago Herz / Daniel Herz e Verônica Reis

Iluminação: Aurélio de Simoni

Cenário: Fernando Mello da Costa

Figurino: Antônio Guedes

Direção musical: Leandro Castilho

Direção de movimento: Duda Maia

Consultoria psicanalítica: Evelyn Disitzer

Assistente de direção: Tiago Herz

Direção de produção: Renata Campos

 Crédito: Chico Lima

 

 

 

 

 


 

Mais lidas do mês