Mídias Sociais

Sem categoria

Prefeita de Quissamã recebeu convite de presidente da Câmara Federal e pode trocar PODE pelo DEM

Avatar

Publicado

em

 

À frente na foto, Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (PODE), também poderia estar de saída de seu partido, depois de convite do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM)

A Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (PODE), recebeu um convite do deputado federal e presidente interino da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM) para mudar de partido, afirmando a um jornal de Campos dos Goytacazes que, embora ainda não tenha definido seu futuro partidário, classificou a proposta como positiva.

“Já conversamos, sim. Recebi positivamente a proposta, mas ainda não decidi. O Rodrigo Maia é uma grande liderança e ajudou muito Quissamã com a liberação de emendas no ano passado”, disse a prefeita ao site do jornal Folha1.

A aproximação da prefeita, que vem de uma caminhada política mais progressista e pode estar rumando para um partido com forte viés conservador, se deu durante as últimas eleições, quando Fátima apoiou Rodrigo Maia, candidato a reeleição, e seu pai, o ex-prefeito do Rio, César Maia (DEM), assim como Eduardo Paes (DEM), respectivamente, em suas candidaturas a senador e governador.

Sobre uma possível mudança ideológica, Fátima preferiu desconversar sobre o tema e garantiu que independente do partido, seu trabalho continuará sendo realizado em prol do município que ela governa.

“Sempre tive o perfil de preocupação com Quissamã, pelo bem coletivo, o trabalho integrado e isso vai continuar. Algo assim sobre ideologia não vai mudar o caráter e o trabalho que está sendo feito”, comentou a prefeita.

Ainda no Norte Fluminense, o mesmo caminho de mudança pode estar sendo traçado pelo deputado federal Wladimir Garotinho (PRP) e o deputado estadual Bruno Dauaire (PRP), que, segundo outra publicação da região, estariam de malas prontas para trocar de partido.

De acordo com o portal da revista Viu!, os 2 apadrinhados do ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PRP), na política campista, sendo o deputado federal inclusive filho dele, estariam próximos para se unir ao grupo político e ao partido do Governador do Rio, Wilson Witzel (PSC).

Com a aproximação entre o clã Garotinho e o novo governador, porém, ainda não se sabe se uma possível saída de Wladimir do PRP e sua posterior entrada no PSC, pode significar uma ruptura política dentro da família, que ainda é considerada uma das mais relevantes politicamente em Campos.

Outro prefeito que pode aparecer com partido novo em 2019 é o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (sem partido), que deixou o MDB no meio de 2018 e segue sem partido. As especulações em torno de uma nova sigla se dão por conta da aproximação do médico com o deputado federal Felício Laterça (PSL), aliado dos Bolsonaro em Brasília, e cotado para ser um dos principais representantes do partido no Estado do Rio.

Na Câmara de Macaé, inclusive, o troca-troca deve esquentar os corredores do Legislativo neste ano que antecede ao ano das próximas eleições municipais para a sucessão de Dr. Aluízio, que em 2º mandato, não pode se reeleger.

Entre os vereadores que já demonstraram inclinação para deixar seus partidos em 2018, estão o vice-presidente da Casa, Julinho do Aeroporto (MDB), que se aproximou muito do grupo político de Witzel durante a campanha pelo governo estadual; e ex-presidente da Casa, Paulo Antunes (MDB), que ventilou uma saída do partido após das eleições.

Há ainda os notórios insatisfeitos Guto Garcia (MDB) e Dr. Márcio Bittencourt (MDB), que passaram todo 2018 debaixo de especulações de que rumariam para o PSB, mas acabaram impedidos sob ameaça de perder suas cadeiras no Legislativo no ano passado.

Com o período da janela partidária ainda por vir e as mudanças que serão causadas pela cláusula de barreira, as especulações de trocas de partido por políticos de todas as cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense devem aumentar e se comprar, até mesmo, ao “vai-e-vem do mercado” desse início de temporada do futebol brasileiro.


 

Mais lidas do mês