Mídias Sociais

Política

Workshop sobre o setor do turismo reúne representantes dos municípios da região em Quissamã

Avatar

Publicado

em

 

Na foto, Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco (PODE) conversa com outros participantes de workshop ministrado pelo empresário capixaba Leandro Carnielli

O município de Quissamã promoveu na última semana um workshop com o tema “Agroturismo e o Turismo Rural: O Caso de Sucesso das Montanhas Capixabas”, para discutir as relações do turismo com o agronegócio.

A palestra foi conduzida por Leandro Carnielli, um dos precursores da atividade no Espírito Santo e contou com a presença da Prefeita Fátima Pacheco (PODE), além de reunir representantes dos municípios de Campos dos Goytacazes, Macaé, Carapebus, São João da Barra, Cardoso Moreira, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Rio Bonito, Tanguá, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além do vereador Chiquinho de Arué (PSDB).

Promovido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o workshop foi realizado no auditório da sede do Executivo, e já na entrada era possível conhecer um pouco dos produtos da terra nos estandes com farinha, biju, geleia, doces cristalizados, licores, cachaça e artesanato variado.

Presidente do Conselho Curador do Convention Bureau das Montanhas Capixabas, Leandro Carnielli, que é coautor do livro “Agroturismo: impactos do turismo no espaço rural no Espírito Santo”, contou sua história de sucesso na região onde atua, destacando os desafios e metas superadas ao longo de sua jornada.

“São muitos anos obtendo conhecimento sobre o turismo e costumo dizer que não existe lugar que não vai turista, o que existe é o local que não está preparado para receber o turista e a base é simples: é preciso aproveitar o que há de melhor na cidade, a história, seus costumes, suas riquezas, a culinária. É preciso aproveitar a cultura local, estudar e buscar se espelhar em exemplos de sucesso”, disse Carnielli, que percorre o país ministrando palestras e trocando experiências.

Durante o evento, Fátima Pacheco agradeceu a presença dos participantes e destacou o potencial do turismo como opção de desenvolvimento que o município possui, ressaltando as vocações da cidade e do interior do Estado.

“Ampliar as ações nesse segmento é algo vital para os municípios da região. É bom estar aqui com setores tão importantes com o objetivo de fomentar o turismo. Ao longo dos anos, no Estado do Rio de Janeiro, a atividade foi incentivada apenas na Região Metropolitana, porém, fora de lá, sabemos das riquezas existentes no Sul Fluminense, Região dos Lagos, no Noroeste e outras áreas que ficaram invisíveis por tanto tempo. Se estivermos integrados, todos nós vamos ganhar”, acredita a prefeita.

Também presente ao encontro, o vice-prefeito do município, Marcelo Batista (PRB), falou da importância da parceria dos municípios para alavancar o turismo, não apenas no município, mas também em toda a região.

“Só vamos avançar em todas as áreas, não só no turismo, se a região estiver unida e fizer um trabalho em conjunto. Sabemos que hoje, se não trabalharmos juntos, não teremos êxito em todos os setores. Que possamos atuar de forma integrada, respeitando as características de cada lugar, para avançarmos e criarmos opções para fortalecer nossa economia”, completou Marcelo.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, demonstrou otimismo com o setor do turismo após o evento, citando a importância do setor para o desenvolvimento econômico da cidade e da região.

“O Estado do Rio vive um momento importante onde turismo passou a ser visto como uma das portas de reentrada no desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda. Temos um enorme potencial e foi valioso esse encontro com o Carnielli, referência no assunto no Espírito Santo”, analisou Mattoso.

Presidente do Fórum Estadual das Secretarias de Turismo, o Secretário Adjunto de Turismo de Macaé, Léo Anderson, parabenizou os organizadores pelo encontro com um case de sucesso, envolvendo Leandro Carnielli.

“Nosso discurso hoje é trabalhar o Rio de Janeiro além do Rio e mostrar que o Estado é muito mais que o Carnaval na Sapucaí e Réveillon de Copacabana. Chegou a oportunidade do interior mostrar a sua força. Vamos trabalhar a questão da regionalização porque ninguém vence sozinho”, defendeu Léo Anderson.

Representando a Secretaria Estadual de Turismo, André Torricelli ressaltou a força do setor, e chamou o turismo de “novo petróleo” para a região do Estado que há décadas vem se beneficiando dos investimentos da exploração de óleo e gás, mas que, com a crise internacional da indústria do petróleo, nos últimos anos, se viu refém do setor economicamente e intensificou as discussões sobre diversificação da economia.

“O turismo tem sido apontado como o novo ‘petróleo’ do Rio de Janeiro e temos que explorar nossas capacidades de manuseio dessa atividade. Agradeço a oportunidade de estar aqui e poder aprender um pouco mais com o Carnielli”, completou Torricelli.

Mais lidas da semana