Mídias Sociais

Política

Unidade veterinária da Prefeitura de Macaé ajuda a cuidar da saúde de animais de estimação de pequeno porte

Avatar

Publicado

em

 

Para auxiliar nos cuidados com a saúde de animais de pequeno porte do município, como cães e gatos, a Prefeitura de Macaé oferece tratamento gratuito para os chamados pets através do Ambulatório de Atendimento Médico Veterinário.

A unidade, ligada à Secretaria de Agroeconomia, oferece tratamento verminoses, sarna, doenças de carrapato e fungos, além de curativos, orientações e, caso necessário, administração da vacina antirrábica, entre outros serviços.

Segundo dados da prefeitura, em 2019, cerca de 6 mil atendimentos foram realizados. Para o médico veterinário José Luiz Rodrigues, que atua na unidade, os serviços prestados na clínica são importantes para a saúde dos animais, mas também ára esclarecer dúvidas da população no cuidado com os seus pets.

O veterinário ressaltou necessidade dos animais estarem sempre com as vacinas em dia, bem como explica a importância do processo de castração ser feito sob cuidados médicos, assim como acontece com as pessoas.

José Luiz explicou também que muitas pessoas aplicam o anticoncepcional quando o animal já está no cio, o que é extremamente prejudicial para a saúde dos bichos, que podem acabar correndo riscos graves de saúde.

“Também é comum que cadelas e gatas prenhas recebam a medicação, por seus donos não saberem que elas estão gestantes, resultando na morte dos fetos e retenção dos mesmos no útero, até que ocorra uma infecção, colocando a vida do animal em perigo. Os riscos causados pelo uso desses medicamentos são muitos, e dentre eles estão o aparecimento de doenças como as infecções uterinas, o câncer de mama, diabetes e hiperadrenocorticismo”, ponderou a prefeitura.

O Ambulatório de Atendimento Médico Veterinário de Macaé conta com 3 médicos veterinários e uma auxiliar, e o espaço da unidade conta com sala de espera, parte externa e interna, além da área de atendimento.

Os serviços são prestados à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h30, sempre por ordem de chagada, e a capacidade da unidade é de 15 animais no período da manhã e 15 no período da tarde.

O Ambulatório fica localizado no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), s/n, no bairro São José do Barreto, e as marcações de consultas precisam ser feitas pessoalmente com a presença do animal.

Mais lidas da semana