Mídias Sociais

Política

Últimas fases de pré-matrícula da rede pública estadual de educação do Rio para o ano letivo de 2021 terminam nesta semana

Avatar

Publicado

em

 

Começou nesta segunda-feira, 25, às 8h, o período da 2ª fase de pré-matrícula da rede pública estadual de educação visando o ano letivo de 2021. Esta fase, que termina nesta terça-feira, 26, é exclusiva para os alunos que não foram alocados na 1ª fase.

As matrículas devem ser feitas através do site Matrícula Fácil, pelo endereço eletrônico, matriculafacil.rj.gov.br, até esta terça-feira, lembrando que as vagas serão destinadas apenas aos alunos que se inscreveram na 1ª fase, mas não apareceram na 1ª listagem de alunos alocados nas unidades escolares da rede pública estadual

A Secretaria Estadual de Educação ressalta que quem não confirmou a matrícula na 1ª fase ou perdeu o prazo de inscrição, pode tentar novamente na próxima fase, que começa nesta quarta-feira, 27, a partir das 8h, também pelo site Matrícula Fácil.

“Diferente da fase anterior, essa é uma etapa concorrente, em que as vagas disponíveis são as remanescentes da 1ª fase, e o candidato escolhe apenas uma escola. A alocação é feita de forma imediata, por ordem de conclusão da inscrição e de acordo com a disponibilidade de vagas”, alerta a pasta.

Ao concluir a pré-matrícula no site, os pais e responsáveis pelos alunos menores de 18 anos ou os alunos maiores de 18 anos devem comparecer à unidade escolar da rede pública estadual escolhida com a documentação necessária em até 2 dias úteis, a contar do dia seguinte ao da inscrição.

Os documentos necessários para garantir as vagas para este ano letivo são certidão de nascimento ou de casamento, carteira de identidade ou documento que a substitua; original do CPF, que será devolvido no ato; histórico escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; original e cópia de carteira de identidade e do CPF do responsável legal para os alunos menores de 18 anos; laudo comprobatório de deficiências declaradas, caso seja necessário; comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula; e atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte.

Realizada entre os dias 4 e 22 de dezembro do ano passado, a 1ª fase de pré-matrículas registrou um total de 152.133 inscrições de candidatos interessados em ingressar em unidades da rede pública estadual de ensino para o ano letivo de 2021.

Mais lidas da semana