Mídias Sociais

Política

Prefeito de Campos cede à pressão de empresários e promete reabertura do comércio da cidadã nesta segunda-feira, 25

Publicado

em

 

Depois de pressão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PSD), aceitou as reivindicações dos empresários da cidade e anunciou a reabertura do comércio nesta segunda-feira, 25.

A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira, 22, em reunião realizada entre o prefeito, o vice-prefeito, Frederico Paes (MDB), e representantes do empresariado do município, que estavam insatisfeitos com a suspensão do funcionamento de diversas atividades econômicas.

Os estabelecimentos comerciais do município foram fechados na última terça-feira, 19, com a volta da fase laranja do Plano de Retomadas das Atividades Econômicas e Sociais, para tentar conter o avanço da pandemia do coronavírus no município e evitar um colapso na área da Saúde.

“Acabamos de nos reunir pela 2ª vez com o governo, tentando sensibilizá-los a reabrir o comércio. O que ficou entendido nessa reunião, com a participação do prefeito, é que o comércio poderá reabrir na segunda. A responsabilidade de todos nós é fazer com que o comércio cumpra com os protocolos de segurança. Nós temos que fazer a nossa parte. Esse foi o pacto com o governo, cada um fazendo a parte. O governo cedeu um dia para a gente, em contrapartida que a gente respeite os protocolos de segurança. Lutamos e conseguimos. A união faz a força”, contou o empresário e diretor de Serviços e Produtos da CDL de Campos, Norival Manhães, ao portal Folha1.

Mesmo com o início da vacinação dos profissionais de Saúde da chamada linha de frente do enfrentamento à pandemia, o município segue atento à alta de casos, que o subsecretário de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Campos, Charbell Kury, chamou de “pico da doença” na cidade.

De acordo com boletim informativo diário sobre a situação da pandemia na cidade divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 21, Campos dos Goytacazes já registrou mais de 17 mil casos do coronavírus e 617 mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia, em março de 2020.

Mesmo assim, os empresários de Campos comemoraram a notícia da reabertura do comércio a partir desta segunda-feira, depois de promoverem até mesmo manifestações com o bloqueio da BR-101 em 2 dias seguidos nesta semana.

Também nesta sexta-feira, após a reunião com os empresários, Wladimir Garotinho recebeu um grupo de servidores públicos municipais para conversar sobre o atraso no pagamento dos salários deixado pelo governo anterior.

Apesar de garantir o diálogo com a categoria, o prefeito explicou que não existe arrecadação suficiente apenas com a receita do mês de janeiro para pagar os salários atrsados referentes aos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, além do 13º, que também está em atraso.

Mais lidas da semana