Mídias Sociais

Política

TSE lembra importância de verificar local de votação com antecedência visando eleições do próximo domingo, 15

Avatar

Publicado

em

 

Restando apenas 4 dias para as eleições municipais que serão realizadas no próximo domingo, 15, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alertou aos eleitores para a observação sobre o local de votação, principalmente devido aos impactos da pandemia do coronavírus.

Para evitar aglomerações, o TSE lembra que os eleitores podem que é importante verificar os locais com antecedência, já que, em alguns estados, o número de locais de votação foi reduzido para evitar possibilidades de contágio do vírus.

Para verificar os locais pela internet, os eleitores precisam entrar no site do TSE, através da aba superior, no menu “Eleitor e eleições” e, em seguida, selecionar "Título Eleitoral", para depois fazer a consulta pelo nome ou pelo número do título.

Caso a procura seja feita pelo nome, os eleitores precisam fornecer o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe, enquanto que no caso do número do título, é preciso fornecer também a data de nascimento.

“Em razão da pandemia de Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019), especialistas têm alertado sobre a importância de as pessoas saírem de casa com atenção redobrada, para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Uma providência tão significativa quanto lavar as mãos e usar a máscara, no dia 15 de novembro – e no dia 29 de novembro onde houver 2º turno –, é sair para votar sabendo previamente onde fica a sua seção eleitoral”, ressalta o TSE.

Sobre o 2º turno, vale lembrar que apenas o município de Campos dos Goytacazes pode passar pela experiência na região, de acordo com lista divulgada pelo órgão máximo da Justiça Eleitoral, que conta ainda com outros 9 municípios no Estado do Rio, entre eles a capital fluminense.

O TSE também explica que, ao fazer a consulta virtual, o eleitor obterá o número de sua inscrição eleitoral, da Zona Eleitoral e do local de votação, com endereço completo, para sanar qualquer dúvida sobre eventuais mudanças.

Os locais de votação também podem ser verificados através do site do Tribunal Regional Eleitora do Estado (TRE-RJ), assim como pelo telefone da Ouvidoria do TSE, pelos números (61) 3030-7357, das 8 às 12h, e (61) 3030-7579, das 13h às 19h, setor que também atende por meio de formulário eletrônico, disponível no Portal do TSE.

O Tribunal disponibiliza ainda o aplicativo e-Título, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store, e que além de mostrar o local de votação, também oferecer um guia virtual até a seção eleitoral por meio de ferramentas de geolocalização.

“O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico. Isso porque a versão digital traz a foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação. O eleitor sem o cadastramento biométrico pode baixar o e-Título para saber onde votar, mas deverá apresentar um documento oficial com foto no momento da votação”, afirma o TSE.

Mais lidas da semana