Mídias Sociais

Cidades

Trocas de partido e tentativas de reeleição ou de chegar à prefeitura, marcam eleições para vereador na região

Avatar

Publicado

em

 

Com o site de registros de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda desatualizado, algumas cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense continuam sem conhecer os seus candidatos, que sem perder tempo, se lançam em campanhas nas ruas e nas redes sociais.

Mas enquanto alguns eleitores ainda não sabem quais são suas opções na hora de encarar a urna eleitoral, outros já conhecem – e muito bem, em alguns casos – seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano.

Dentre as cidades da região que já estão com os pedidos de candidatura registrados, como Araruama, Cabo Frio, Casemiro de Abreu, Conceição de Macabu e Macaé, todas têm vereadores concorrendo a algum cargo no Executivo.

Este ano, o Dr. Marcelo Amaral (PRB) e Zezinho (PSD), em Araruama; Kinha (PRB), em Casimiro; Baiano (PHS), em Macabu; e Amaro Luiz (PSB), em Macaé, concorrerão como vice em suas chapas.

Já visando o cargo máximo da administração municipal em suas cidades, então Dr. Adriano (REDE), em Cabo Frio; João Medeiros (REDE), em Casimiro; Kódia (PSB), em Macabu; e Chico Machado (PDT) e Igor Sardinha (PRB), em Macaé.

Mas essas não são as únicas semelhanças que os eleitores poderão notar quando consultarem a lista do TSE atrás dos nomes dos seus candidatos a vereador em cada uma dessas cidades.

Dos 71 vereadores do atual mandato, somando-se os 5 municípios, 57 registraram os pedidos de candidatura no site do TSE com a expectativa de tentarem retornar às suas cadeiras nas Câmaras Municipais para o mandato 2017-2020.

Mas com exceção dos que tentarão trocar o Legislativo pelo Executivo, que somam 10 vereadores, apenas 4 parecem ter desistido da experiência, já que não aparecem como candidatos para tentar renovar os mandatos.

São eles os vereadores Júlio César, de Araruama; Cláudio da Costa e Izamirthes Farah, em Macabu, e o Dr. Taylor da Costa, de Cabo Frio, este último envolvido em um esquema de compra de votos em Arraial do Cabo, que culminou com a cassação do Prefeito Andinho (PMDB).

Mas, se a maioria dos atuais vereadores destas 5 cidades deseja tentar renovar seus mandatos em outubro, se mantendo nos cargos, a preocupação em se manter nos mesmos partidos em que foram eleitos em 2012, parece não ser tão grande.

Com exceção dos 4 vereadores que parecem ter desistido da disputa deste ano, dos 67 vereadores eleitos em 2012 que disputarão as eleições deste ano, seja para o Legislativo ou para o Executivo, 71% deles concorrerá por um partido diferente nestas eleições municipais.

Dos vereadores que ocupam atualmente as 9 cadeiras da plenária legislativa de Casimiro de Abreu, todos eles concorrerão em partidos diferentes dos que estavam nas eleições de 4 anos atrás. No total, são 12 vira-casacas em Araruama, 11 em Cabo Frio, 6 em Macabu e 11 em Macaé, somando 48 vereadores que disputarão o pleito por um novo partido.

Nas eleições para vereador deste ano, serão 327 candidatos concorrendo a 17 vagas da Câmara de Araruama; 341 candidatos a 17 vagas na Câmara de Cabo Frio; 155 candidatos a 9 vagas na Câmara de Casimiro de Abreu; 140 candidatos a 9 vagas na Câmara de Conceição de Macabu; e 238 candidatos a 17 vagas na Câmara de Macaé, totalizando 1.291 candidatos nas 5 cidades.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana