Mídias Sociais

Política

TRE-RJ anuncia cadastramento biométrico obrigatório para eleitores de 35 cidades do Estado, sendo 5 cidades da região

Avatar

Publicado

em

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ), desembargador Carlos Santos de Oliveira, anunciou, nesta segunda-feira, 29 de abril, que 35 cidades fluminenses terão cadastramento biométrico obrigatório de eleitores neste ano de 2019.

Dentre elas, 5 cidades da região terão os serviços ainda neste ano, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã, ainda sem data para início do processo que é obrigatório e pode causar o cancelamento do título para os eleitores que deixarem de fazer o cadastramento biométrico.

“Acreditamos que com essa medida iremos atingir a meta do Tribunal Superior Eleitoral, de que todo o eleitorado esteja cadastrado biometricamente até 2022”, afirmou o desembargador Carlos Santos de Oliveira.

De acordo com o TRE-RJ, a previsão é de que a biometria seja iniciada em junho em 10 municípios, entre eles o município de Duque de Caxias, que possui mais de 600 mil eleitores, e um dos maiores colégios eleitorais do Estado.

Além das 5 cidades da região, também farão o cadastramento biométrico os eleitores de Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Carmo, Santa Maria Madalena, Rio Claro, Mendes, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin, Porciúncula, Itaocara, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Comendador Levy Gasparian, Silva Jardim, Sapucaia, São Fidélis, Natividade, Varre e Sai, Italva, Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Miracema, Cordeiro, Macuco, Porto Real e Quatis.

O TRE-RJ explica que a biometria é uma tecnologia que identifica o eleitor através do reconhecimento de sua impressão digital, conferindo maior segurança à identificação no momento da votação, por meio de um leitor biométrico, acoplado à urna eletrônica.

“O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral e garante que ninguém votará no seu lugar. O procedimento de coleta biométrica é realizado no ato de atendimento em cartório ou em posto de atendimento da Justiça Eleitoral, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada. Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica”, detalha o TRE-RJ.

Até o momento, 3 cidades da região já passaram pelo cadastramento obrigatório, que deixou muita gente sem poder votar durante as eleições gerais do ano passado, sendo eles Armação dos Búzios, São João da Barra e Rio das Ostras. Quem não fizer o cadastramento biométrico obrigatório terá o título cancelado.

Para os eleitores desejarem mais informações, o TRE-RJ prepara o lançamento do hotsite da biometria, que será disponibilizado em breve, com acesso pelo site do próprio Tribunal, através do link, www.tre-rj.jus.br.

Mais lidas da semana