Mídias Sociais

Tecnologia

Carlos Augusto dá passo histórico na desburocratização dos serviços públicos de Rio das Ostras

Publicado

em

Gestão Carlos Augusto participa do XI Fórum Nacional da Rede de Parcerias, Transferências e Compras Públicas (PARCOM), em Brasília. Reprodução / Instagram
 

Em visita a Brasília, no Distrito Federal (DF), nessa terça-feira, 9, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), oficializou a cidade como a 1º com menos de 500 mil habitantes a aderir ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), do governo federal.

A formalização da adesão aconteceu durante a realização do XI Fórum Nacional da Rede de Parcerias, Transferências e Compras Públicas (PARCOM), que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal.

Segundo o prefeito, que esteve acompanhado da primeira-dama e secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, além de um marco histórico, a adesão ao programa federal representa um grande passo para a tão sonhada desburocratização dos serviços públicos, pauta que o gestor vem perseguindo desde o início do mandato.

Entre os benefícios apontados por ele, estão menos papelada, menos burocracia, mais agilidade, mais economia, mais transparência e mais facilidade para o cidadão resolver o que precisa sem perder tanto tempo.

“Esse momento, ele se consolida com a competência da equipe da Secretaria de Governança e Transformação Digital de nossa cidade. Servidores da prefeitura desenvolveram, implementaram e treinaram servidores de todas as secretarias para que os processos sejam mais ágeis, mais eficientes, e, com certeza, vai ter ganho para você, morador da nossa cidade. E o meio ambiente agradece”, afirmou Carlos Augusto.

Segundo o secretário de Governança e Transformação Digital, Maurício dos Anjos, a adesão ao programa federal também trará avanços na transparência dos processos, especialmente nos ligados às licitações para contratação de serviços, além de agilizar os processos que afetam diretamente a vida dos moradores.

“Um processo que poderia demorar, sei lá, 3, 4, 5 meses, pode ser feito aí agora em 2 dias, 1 dia”, acrescenta o supervisor de Soluções de Tecnologia da Informação da pasta, Isaque Neves.

Além disso, o ProPEN permitirá uma comunicação mais rápida e eficiente com outros órgãos públicos dos governos federal e estadual, além de tribunais, como os de Contas e de Justiça, e com órgãos como o Ministério Público.

“Vai permitir que nossos processos eletrônicos se comuniquem com outros sistemas de outros entes federativos. Então nós vamos poder nos comunicar com o governo federal, governo estadual, alguns tribunais, Ministério Público. Além disso, o objetivo é dar mais segurança aos dados, tendo mais transparência aos órgãos fiscalizadores”, explicou o superintendente de Processos Digitais e Inovação da pasta, Leonardo Calheiros.

Para a primeira-dama e secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida, a medida reforça ainda mais a importância de Rio das Ostras no cenário nacional, provocando mudanças na estratégia do próprio governo federal, que agora pensa em expandir o ProPEN para todas as cidades do país, mesmo as com menos de 500 mil habitantes.

“Então Rio das Ostras, que foi o 1º município a nível nacional, e partir da nossa iniciativa de adesão ao ProPEN, que o próprio Ministério repensou a sua estratégia e pensa em levar esse programa para todas as cidades do Brasil, inclusive as de menos de 500 mil habitantes”, contou Márcia Almeida.

De acordo com o prefeito, a adesão faz com o município avance na integração digital dos serviços públicos, aproximando Rio das Ostras de sistemas nacionais e abrindo caminho para uma gestão mais moderna, eficiente e conectada.

“O futuro não chega de uma vez. Ele começa com decisões estratégicas. E essa adesão ao ProPEN é uma dessas decisões. Rio das Ostras Digital é tecnologia a serviço das pessoas. É a prefeitura se preparando para ser mais rápida, mais inteligente e mais próxima de quem precisa. A 1ª cidade do Brasil abaixo de 500 mil habitantes a aderir. E, mais importante do que isso, uma cidade que escolheu avançar”, finalizou Carlos Augusto.

Mais lidas da semana