Mídias Sociais

Política

Teatro Municipal de Macaé é contemplado em edital e vai receber doação de kit de iluminação de primeira linha

Avatar

Publicado

em

 

Novo kit de iluminação cênica equipará o teatro, atendendo antigo anseio da classe artística macaense e até da região, que poderá se apresentar no espaço sem se preocupar com o elevado gasto de aluguel de equipamento terceirizado

O Teatro Municipal de Macaé deve receber, dentro da próxima semana, um novíssimo equipamento de iluminação de primeira linha, depois de ter projeto aprovado em edital da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Ministério da Cultura.

Apesar de ter sido selecionado juntamente com 43 projetos de teatros e espaços cênicos e 11 projetos de circo, totalizando 54 projetos selecionados entre 313 projetos habilitados de 25 estados brasileiros, a confirmação só veio nesta quarta-feira, 30, depois da entrega da documentação final.

“Para a Cultura isso é um ganho sem precedentes. Para a gente, é uma conquista que o teatro briga há muito tempo. Porque hoje, a grande dificuldade que a gente tem é como a gente atrair bons espetáculos para Macaé. Ficou muito inviável, economicamente falando. Para trazer uma produção do Rio para cá, ela já tem gasto com transporte, hospedagem, e nosso teatro tem a capacidade para 310 lugares. Então, para ele ter um lucro minimamente razoável, ou ele teria que elevar o número do ingresso e torcer para ser casa cheia, porque, além disso, ele tinha que terceirizar isso aqui localmente, teria que terceirizar esse equipamento iluminação. A partir de agora, o teatro equipado com isso, a gente com certeza, não só traz mais espetáculos, como também dá oportunidade para os artistas locais se apresentarem sem que tenha esse custo adicional, que no final das contas era um custo bem significativo. Para a gente é uma conquista muito, muito importante para a cultura de Macaé”, comemorou o Secretário de Cultura de Macaé, Thales Coutinho.

O gestor da pasta fez questão de enaltecer o trabalho da equipe da prefeitura, desde o Prefeito Dr. Aluízio (PMDB) à toda equipe de servidores da pasta da Cultura, em especial à produtora cultural da secretaria, Priscilla Azeredo, responsável por toda a montagem da documentação e pela pesquisa para a participação do edital.

“Foi um trabalho aqui de pesquisa, de muito empenho, e a gente tem que agradecer o apoio do prefeito, da Secretaria de Gabinete, que foi fundamental porque a gente tinha toda uma documentação para buscar, e da Secretaria de Fazenda, que foram partes integrantes desse processo. A gente não pode esquecer nunca deles aqui nem da nossa equipe de servidores”, lembrou o secretário.

A partir de agora, o Teatro Municipal de Macaé contará com uma mesa digital de controle de Iluminação Cênica de 24/96 canais; 6 módulos de potência digital de 12 canais; 16 projetores plano convexo com lâmpada halógena de 1000w/220v; 10 projetores Fresnel OM com lâmpada halógena de 1000w/220v; 6 projetores elipsoidal OM com lâmpada halógena de 575W/220v; 8 refletores Set-Light com lâmpada halógena de 1000W/220v; 12 refletores PAR 64; 6 lâmpadas PAR 64 1000W/220v de Foco 05; 6 lâmpadas PAR 64 1000W/220v de Foco 01; 5 cabinhos de interligação módulo de 0,50m e 1 cabinho de interligação mesa-módulo 5,0m, totalizando um conjunto de equipamentos estimado em aproximadamente 65 mil reais.

Mais lidas da semana