Mídias Sociais


Política

Teatro Municipal de Cabo Frio volta a passar por reformas com a expectativa de resolver antigos problemas

Publicado

em

 

Prestes a completar 25 anos de sua inauguração, em 14 de agosto de 1997, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio, entrou em mais uma das etapas necessárias para sua reabertura total.

Fechado diversas vezes nos últimos anos, por obras que se provaram insuficientes para resolver problemas estruturais e de segurança, o teatro finalmente está conseguindo sanar uma desses problemas, como o projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, que levou o Corpo de Bombeiros a impedir o funcionamento do espaço.

“Agora, após diversos procedimentos realizados desde o ano passado, o problema está sendo resolvido”, contou a prefeitura.

De acordo com o governo municipal, depois de atualizadas as Normas de Combate à Incêndio, um novo projeto teve de ser elaborado, e o processo já consta na Secretaria de Fazenda para empenho e pagamento, para então ser encaminhado ao Corpo de Bombeiros para avaliação e liberação.

“Um dos principais problemas do teatro continuar fechado hoje é por não terem enviado, em 2019, o cumprimento das exigências solicitadas. O prazo para a entrega expirou na época e nos colocou nesta situação atual. Por isso houve a solicitação de um novo projeto, atualizado, e que já em agosto será encaminhado para a Divisão de Segurança Contra Incêndio dos Bombeiros, no Rio de Janeiro”, contou o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues.

Fechado desde 2017, o teatro já enfrentou problema na estrutura da caixa cênica, por ter ficado muito tempo sem manutenção, o que exigirá, da atual gestão, nova reforma, a partir de um projeto que já está em elaboração.

“Foi uma sucessão de situações durante todos esses anos, mas a Secretaria de Cultura está empenhada e comprometida, prestes a resolver. Essa próxima etapa de reformas será realizada por meio de um projeto que está sendo feito minuciosamente. Acreditamos que, após o início dessa 2ª etapa, vamos avançar para reabrir o teatro do jeito que o cabo-friense e os artistas merecem”, avalia a diretora do teatro, Rafaela Solano.

A prefeitura, porém, pondera que, apesar de ainda não funcionar por completo, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb retornou com atividades na sala Ângelo Samerson, onde são realizadas aulas gratuitas de violão, teatro, dança de salão, dança urbana e coral para a melhor idade, além de funcionar para ensaios e treinos circenses.

Ainda segundo o município, as aulas de dança de salão e dança urbana permanecem com inscrições abertas, e as matrículas podem ser realizadas na secretaria do teatro, de segunda a quinta-feira, das 9h às 19h, na Rua Aníbal Amador do Vale, no bairro Algodoal.

Mais lidas da semana