Mídias Sociais


Política

UBS do Lagomar ganha unidade de assistência farmacêutica para ampliar atendimento à população

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé abriu, nesta segunda-feira, 1 de agosto, uma unidade de assistência farmacêutica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagomar, que atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com o município, a abertura da unidade faz parte de um processo de informação, e de expansão do sistema de dispensação de medicações, consideradas essenciais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a abertura da nova unidade de assistência farmacêutica da UBS do Lagomar, as medicações são liberadas de acordo com a apresentação de documento de identificação com foto, Cartão do SUS, e a receita médica.

“A assistência farmacêutica amplia os serviços, programas e atendimentos oferecidos pela UBS do Lagomar, sendo a principal referência da rede [pública municipal] de Atenção Básica para os moradores do local”, avaliou a gerente de Atenção Básica e ex-secretária de Saúde, Liciane Furtado.

Segundo o município, a nova farmácia da UBS do Lagomar também está integrada ao novo sistema implantado pela Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, que registra os dados dos pacientes, além do local e do tipo de medicação dispensada.

Para o governo municipal, essas medidas asseguram maior controle e eficiência na liberação dos itens previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Renume).

“Estamos expandindo as unidades de dispensação de medicação no município, descentralizando o atendimento e tornando o acesso da população mais fácil e ágil”, reforçou a coordenadora geral da Assistência Farmacêutica, Jeniffer Gonçalves.

Mais lidas da semana