Mídias Sociais

Política

Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa visita obras de construção de cinema em São Pedro da Aldeia

Publicado

em

 

Uma comitiva da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa visitou, nesta semana, o canteiro das obras de construção do cinema de São Pedro da Aldeia, no bairro de Nova São Pedro, para acompanhar o andamento dos trabalhos.

Segundo a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a chegada do empreendimento é resultado de uma parceria entre o município, o governo estadual, e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), através do programa Cinema da Cidade.

Além de São Pedro da Aldeia, o programa beneficia as cidades de Bom Jardim, Miracema, Cordeiro, São Fidélis, entre outras, e visa levar cinemas para municípios fluminenses de médio e pequeno porte, com populações entre 20 mil e 100 mil habitantes.

“O Cinema da Cidade é um exemplo da democratização da cultura em todo o Estado do Rio. Vamos levar salas de cinema para municípios que não possuem esse serviço. Mas isso só foi possível por causa do resgate de um projeto que estávamos próximos de perder. Nossa equipe estudou a situação e conseguimos reativá-lo, sendo mais uma possibilidade de fomento à cultura no Rio, afirmou a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, em entrevista de outubro de 2020.

De acordo com o coordenador de engenharia e arquitetura da pasta estadual, Paulo Almeida, a realização de visitas técnicas está prevista no contrato firmado com a empresa vencedora da licitação.

“Esta foi a 1ª vistoria da Comissão de Fiscalização de Contratos da pasta após a autorização de obra. A partir de agora, as visitas serão rotineiras, conforme prevê o contrato, a fim de acompanhar fielmente a evolução física da obra, podendo acontecer semanalmente a ser definido pelo presidente da comissão”, explicou Paulo Almeida durante a visita a São Pedro.

Na visita de vistoria, os integrantes da comissão acompanharam de perto a fase inicial de construção do prédio, localizado em uma área total de 2.739 metros quadrados (m²), e que, nesta fase, compreende abertura da fundação, montagem de forma, e armação das sapatas de sustentação do empreendimento.

As obras, que estão sendo executadas sob a responsabilidade do governo estadual, têm a previsão de serem concluídas em 2022, resultando em um cinema com duas salas de projeção, um foyer, e uma bomboniere, além de bilheteria, sala de administração, sanitários femininos e masculinos, vestiário, duas cabines de projeção, sala de ar-condicionado e 2 ambientes de circulação, tudo sob gestão privada.

O secretário adjunto de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, também acompanhou a vistoria, e ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento da cidade, e o fomento da cultura, já que, atualmente, os moradores de São Pedro que desejam ir aos cinemas, precisam ir até as cidades vizinhas.

“A chegada do cinema será um ganho muito grande para o desenvolvimento econômico e cultural de São Pedro da Aldeia. O empreendimento ficará instalado em um lugar estratégico, ao lado do Teatro Municipal, reforçando a importância dessa área como um polo de arte, cultura, lazer, convivência social e entretenimento para a população. Estamos muito felizes por ver o avanço dessa obra”, comemorou Thiago Marques.

Para a construção das duas salas de audiovisual no município, o governo estadual fez um investimento de mais de 3 milhões de reais, e o restante da execução das obras será com recursos federais da ANCINE.

Mais lidas da semana