Mídias Sociais

Política

Projetos voltados para o meio ambiente anunciados pelo governador em Macaé são tema de encontros entre prefeitura e o Inea

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé e a o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) anunciaram, nesta semana, o reforço de uma parceria para a realização de campanhas e programas de trabalho que visam aprimorar a estratégia de conscientização sobre práticas de preservação dos recursos naturais locais.

A parceria acontecerá através da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé e a superintendência regional do Inea e tem o objetivo ainda de ampliar a execução de projetos em andamento e instituir novas ações de preservação de nascentes, reflorestamento e acolhimento de animais silvestres resgatados.

A relação entre Macaé e o Inea foi reforçada durante um encontro do secretário de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Júnior Luna, com o superintendente do Inea Macaé, Ronaldo Paes Leme.

“A nossa prioridade agora é estabelecer um trabalho integrado com o Inea para fomentar novas ações e ampliar programas já em execução. O nosso objetivo é o mesmo, cada um dentro da sua atribuição”, contou Júnior Luna.

Entre os programas realizados em parceria entre o município e o Inea estão o Limpa Rio e o Floresta do Amanhã, com ações da Secretaria Estadual de Ambiente, e que tiveram promessas de investimentos durante visita do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), à cidade, no início desse mês.

O programa Floresta do Amanhã prevê o plantio 10 mil mudas na lagoa da Ajuda de Baixo, com o reflorestamento e proteção das margens da lagoa, enquanto que o Limpa Rio prevê ações para a dragagem do Canal do Capote, na Linha Verde, em trecho de 4 quilômetros (km) e a retirada de 34.320 metros cúbicos (m³) de sedimentos.

De acordo com a prefeitura, essas iniciativas do governo estadual ajudam a recuperar redes naturais de drenagem e auxiliam a proteção da cidade contra os efeitos das chuvas, consideradas uma das grandes preocupações do município nas últimas gestões.

“Preservação é desenvolvimento. A união de esforços contribui de forma direta com o crescimento da cidade e permite garantir ao meio ambiente o devido cuidado e proteção”, reforçou o superintendente do Inea Macaé.

Ainda segundo a prefeitura, o governo e o Inea iniciarão debates para promover práticas sustentáveis junto às atividades econômicas de base de Macaé, visando estabelecer a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos naturais, como as áreas sensíveis de nascentes e mata ciliar.

Mais lidas da semana