Mídias Sociais

Política

Secretaria de Saúde de Carapebus realiza palestra de conscientização sobre os riscos do câncer de próstata

Publicado

em

 

A Prefeitura de Carapebus promoveu, nesta quinta-feira, 11, uma palestra sobre o câncer de próstata, com o urologista Dr. Tássio Vieira, que aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro da cidade.

A palestra faz parte da campanha Novembro Azul, do mês mundial de combate ao câncer de próstata, que tem como objetivo conscientizar os homens da cidade e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O evento abordou exames, como o de toque, que devem começar aos 40 anos de idade, e as formas de tratamento, que são gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de apresentar os fatores de risco mais comuns, como o uso de anabolizantes e histórico familiar, que é quando um parente de 1º grau tenha desenvolvido a doença antes dos 60 anos.

“O profissional vai fazer o rastreamento através dos principais exames, que são o toque retal e o PSA, que é um exame de sangue, e em seguida encaminha o paciente para tratamento”, contou o Dr. Tássio Vieira.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos ao câncer de próstata, que é o tipo de câncer mais comum entre os homens, representando 29% dos diagnósticos de câncer em todo o país em 2022.

Mais lidas da semana