Mídias Sociais

Política

Período da 1ª fase de matrícula da rede pública estadual de ensino do Rio começou nesta quarta, 10

Publicado

em

 

Começou, nesta quarta-feira, 10, o período para a 1ª fase de matrículas para os estudantes que quiserem ingressar nas mais de mil unidades da rede pública estadual de educação visando o ano letivo de 2022.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação do Rio, em apenas 3 horas, o site Matrícula Fácil, usado para fazer as matrículas, registrou mais de 22,4 mil inscrições, lembrando que o prazo dessa 1ª fase de matrícula termina no próximo dia 5 de dezembro.

Nessa 1ª fase de matrícula, a ideia é atender os alunos que desejam ingressar na rede pública estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação, que se encerrou na última terça-feira, 9.

“Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola. No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter 3 opções na combinação de escola/curso/série/turno”, explica a Secretaria Estadual de Educação.

Ainda de acordo com a pasta, como essa 1ª fase da matrícula não acontece por ordem de inscrição, os estudantes serão alocados nas unidades obedecendo critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, como, preferência à pessoa com deficiência; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos; permanência na rede pública de ensino; proximidade da residência; sendo que, em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.
O resultado das alocações dos estudantes nas unidades será divulgado no próximo dia 20 de dezembro, no site Matrícula Fácil, e os responsáveis pelos alunos menores de 18 anos, ou os próprios alunos, caso maiores de 18 anos, devem comparecer às escolas entre 4 a 13 de janeiro de 2022 para realizar a confirmação da matrícula.

Sobre a documentação necessária para a Confirmação de Matrícula, que está disponível na Ficha de Conclusão da Inscrição, a Secretaria Estadual de Educação do Rio lembra que todos os documentos devem ser apresentados no momento da confirmação, na escola onde os alunos foram alocados.

Mais lidas da semana