Mídias Sociais

Política

São Pedro da Aldeia terá mutirão de vacinação da 1ª e 2ª dose contra o coronavírus neste final de semana

Publicado

em

 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove, neste fim de semana, o seu 3º mutirão de vacinação contra o coronavírus em sistema drive-thru, para pessoas acima de 18 anos que ainda não receberam a 1ª dose das vacinas.

Além de ajudar a promover a imunização da população, a campanha também é voltada para a solidariedade, com o recebimento de alimentos não perecíveis, cobertores e agasalhos, que serão destinados à Secretaria de Assistência Social para distribuição para os assistidos em programas sociais da prefeitura.

Durante o mutirão, que acontece nestes sábado, 18, e domingo, 19, a Secretaria de Saúde promoverá o Arraiá Xô, Covid, voltado para moradores da cidade que tomaram a 1ª dose da vacina AstraZeneca, mas ainda não retornaram para receber a 2ª dose.

Importante lembrar que, das 4 vacinas utilizadas no país, apenas a Janssen completa a imunização contra o coronavírus com apenas uma dose, com as outras 3 fabricantes, CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, necessitando das duas dose.

“Lembrando que o prazo para a 2ª dose da CoronaVac é de 14 a 28 dias após o recebimento da 1ª dose. Já para a 2ª dose da AstraZeneca e da Pfizer, o prazo é a partir de 90 dias após o recebimento da 1ª. E apenas a aplicação da 2ª dose garante a proteção mais eficaz contra o coronavírus. Todo cidadão que recebe a vacina é catalogado para registro documental do processo de imunização. Os certificados são feitos nominalmente, com a assinatura daqueles que recebem as doses ou dos responsáveis por eles no ato da vacinação”, detalha o governo de São Pedro da Aldeia.

A prefeitura ressalta que, para receber as doses das vacinas neste fim de semana, cada grupo precisa ficar atento aos documentos necessários para se vacinar, mas para receber a 1ª dose, todos precisam apresenta documento de identificação com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e comprovante de residência nominal, e para receber a 2ª dose, apenas o comprovante de recebimento da 1ª dose no município.

Em caso de impossibilidade de apresentação de comprovante de residência nominal, a lista com documento que podem ser utilizados como substitutos estão, comprovante de residência no nome do cônjuge com certidão de casamento ou contrato de união estável; comprovante de matrícula de filho menor de 18 anos, tanto em escola pública quanto particular do município; Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); contrato de compra e venda de imóvel no seu nome, ou contrato de locação de imóvel, ou razão social de empresas em seu nome, no caso de profissionais da saúde e donos de negócios, como clínicas e consultórios; original e cópia da declaração de terceiros, atestando a comprovação de residência, reconhecida em cartório; Título de Eleitor que comprove residência na cidade; ou comprovante de residência no nome do pai ou da mãe com comprovação de filiação no do documento de identidade.

Para as gestantes e puérperas, é necessário que as mulheres apresentem prescrição médica, mas as puérperas precisam apresentar ainda a certidão de nascimento da criança com até 45 dias de nascida.

Para as pessoas com comorbidades com idade entre 18 e 30 anos, é necessário apresentar laudo médico e receita de medicação, enquanto que, pessoas com comorbidades com idade acima dos 30 anos, precisam de receita médica ou de enfermeiros da Atenção Primária com carimbo e assinatura; pedidos de exames ou laudos contendo a descrição da doença; declaração médica com carimbo e assinatura; cartão de acompanhamento da doença pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“A gestão municipal pede aos cidadãos que sigam os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscara e higienização frequente das mãos com álcool em gel”, conclui a prefeitura.

O 3º mutirão de vacinação contra o coronavírus de São Pedro da Aldeia acontece nestes sábado e domingo, das 8h às 13h, no estacionamento da Havan, que fica no bairro Campo Redondo, e tem acesso pela Estrada dos Passageiros, na área de carga e descarga, nos fundos da loja, com saída pela RJ-140.

Mais lidas da semana