Mídias Sociais

Política

São Pedro da Aldeia lança edital com prêmios em dinheiro para projetos culturais na área de patrimônio

Publicado

em

 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia lançou, na última sexta-feira, 11, um edital de premiação para artistas moradores da cidade que vai premiar 25 projetos sobre Patrimônio Material e Imaterial do município.

As inscrições seguem abertas até o próximo dia 11 de abril, e podem ser feitas de forma online, apenas na página de cultura, no site da prefeitura, ou de forma presencial, na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Idealizado pela Secretaria de Cultura e batizado Prêmio Aldeia Cultural, o edital vai contemplar, com premiações em dinheiro, 25 projetos em formato de vídeo, que tenham com o tema estabelecido, voltado para a área de patrimônio.

De acordo com o secretário de Cultura, Thiago Marques, o lançamento do edital para o Prêmio Aldeia Cultural é mais um avanço para o reconhecimento e a valorização do trabalho dos artistas e agentes culturais da cidade.

“Estamos muito felizes em anunciar a abertura da 1ª edição desse edital inédito na cidade. Serão 25 prêmios em dinheiro, contemplando projetos que vão abordar o nosso patrimônio cultural. Lembrando que o cadastro dos artistas no Mapeamento Municipal de Cultura é um requisito obrigatório para validar a inscrição. Quem ainda não preencheu o Cadastro Cultural, é só acessar a página da Cultura, no site da prefeitura, e preencher os dados solicitados, ou comparecer à Casa da Cultura”, detalhou Thiago Marques.

Segundo o edital, o grande vencedor será premiado com o valor de 1.200 reais, com o 2º colocado recebendo 800 reais, o 3º lugar recebendo 500 reais, e os outros 22 projetos selecionados sendo premiados 250 reais, totalizando os 25 projetos.

“Serão aceitas propostas nos mais diversos segmentos artísticos que sejam relevantes ao movimento cultural aldeense, tais como Artes Visuais, Artesanato, Carnaval, Dança, Teatro, Circo, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro-brasileira e Indígenas, LGBTQIA+, Produção Cultural, Artes Integradas e Culturas Inclusivas, dentre outros. Todos os trabalhos inscritos serão analisados, selecionados, classificados e habilitados por uma Comissão Temporária de Avaliação, composta por 2 membros do Poder Público e 2 representantes da sociedade civil, indicados pelo Fórum Permanente de Cultura. Entre os critérios que serão avaliados estão o nível de originalidade, inovação e interesse público”, explicou a prefeitura.

O município acrescentou ainda que, para validar a inscrição, os candidatos, além de estarem cadastrados no Mapeamento Cultura, precisam ser maiores de 18 anos, comprovar residência em São Pedro da Aldeia, e ter, no mínimo, 1 ano de atuação comprovada no município até a data de publicação do edital.

Para conhecer o edital e todos os demais requisitos para inscrição, documentação e o cronograma completo do Prêmio Aldeia Cultural, basta acessar o Edital de Chamamento Público 01, 2022, no site do Portal da Transparência.

O município oferece, para quem quiser mais informações sobre o edital, contatos pelo e-mail, inscrição.culturaspa@gmail.com, e pelo telefone (22) 2625-5167, além do atendimento presencial na sede da Secretaria de Cultura, que funciona na própria Casa da Cultura, e fica na Avenida Francisco Coelho Pereira, 255, no centro da cidade.

Mais lidas da semana