Mídias Sociais

Política

Macaé e Estado do Rio lançam nova parceria para trazer programa Ambiente Jovem para a cidade

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé e o Governo do Estado do Rio lançaram, nesta semana, mais uma parceria para fortalecer ações de prevenção e conscientização das estratégias de proteção do ecossistema local do município.

Com o lançamento já estão abertas as inscrições para 50 jovens de comunidades de Macaé, com idade entre 16 e 24 anos, que serão selecionados para o programa Ambiente Jovem, que oferece auxílio de 200 reais pelo tempo em que eles farão um curso de capacitação sobre sustentabilidade e empreendedorismo.

As inscrições podem ser feitas no site ambientejovem.com.br, e para participar do programa, é necessário que os jovens apresentem dados pessoais, informações sobre renda familiar e o local de residência em Macaé.

A previsão é de que as aulas do curso, que têm duração de 10 meses, tempo em que eles receberão o auxílio financeiro, sejam iniciadas nesta terça-feira, 15, e aconteçam na Cidade Universitária, que, além dos campi universitários, abriga também a sede da Secretaria de Educação de Macaé.

Segundo a prefeitura, a iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé e a Secretaria Estadual de Ambiente, com o objetivo de ampliar a rede de agentes que atuam no monitoramento do meio ambiente local.

Com a formação, a expectativa é de que os agentes atuem também na transformação dos bairros e comunidades onde moram, mas também da cidade, e em pelos de gerenciamento e beneficiamento de resíduos, através de ferramentas como a arte, a gastronomia, e a nutrição, além de paisagismo.

“Nós solicitamos a oportunidade de Macaé participar deste projeto e, de pronto, o secretário estadual do Ambiente, Thiago Pampolha, nos atendeu. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos jovens da nossa cidade a experiência de conhecer as várias oportunidades de vida também oferecidas pelo meio ambiente, através dos conceitos da sustentabilidade e do empreendedorismo”, contou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Juninho Luna.

Para o programa Ambiente Jovem, serão selecionados jovens que serão divididos em duas turmas de 25 alunos, e receberão treinamento de monitores que já atuam em programas e estratégias de proteção do ecossistema local, promovendo também a conscientização de moradores da cidade e que atuam em iniciativas sustentáveis focadas no empreendedorismo.

“O programa também trouxe para Macaé a oportunidade de contratar profissionais da nossa cidade como monitores, que irão promover a capacitação em sala de aula e também o trabalho de campo. Por isso, contamos com o apoio dos pais desses jovens e de toda a nossa população em apoiar e estimular essas ações. O prefeito Werlberth Rezende (CIDADANIA) é um grande parceiro dessas ações que certamente serão ampliadas na cidade, oferecendo a mesma oportunidade para os mais jovens macaenses”, explicou Juninho Luna.

Mais lidas da semana