Mídias Sociais

Política

Rio das Ostras retoma vacinação e também conclui aplicação da 1ª dose em jovens entre 12 e 17 anos

Publicado

em

 

Uma das primeiras a anunciar a paralisação da vacinação contra o coronavírus para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, faixas etárias que faltavam receber a 1ª dose, a Prefeitura de Rio das Ostras voltou a imunizar os jovens nesta semana.

A paralisação da vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos aconteceu em diversas cidades do país que ainda não tinham concluído essa etapa devido a uma nota do Ministério da Saúde, decidindo pela não imunização dessas faixas etárias, com exceção de casos de deficiência permanente e comorbidades.

Para retomar a vacinação e terminar a aplicação da 1ª dose nos adolescentes de 12 e 13 anos, já que a Secretaria de Saúde já tinha promovido a imunização dos jovens com idade entre 14 e 17 anos, o município seguiu nova determinação do Conselho Estadual das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RJ).

“O Cosems-RJ emitiu nota na última sexta-feira, 17, recomendando aos municípios fluminenses que sigam com a imunização de adolescentes contra o coronavírus”, contou a Prefeitura de Rio das Ostras em sua conta no Instagram nesta terça-feira, 21, justificando a decisão do retorno da vacinação dos jovens.

A aplicação da 1ª dose para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos de idade começou no Estado do Rio por deliberação conjunta da Secretaria Estadual de Saúde e do Cosems-RJ, que haviam determinado uma série de regras para que os municípios fluminenses promovessem a vacinação.

Entre elas, estava a obrigatoriedade de apenas serem aplicadas nos jovens dessas faixas etárias as doses da vacina Pfizer, o que fez com que alguns municípios da região não conseguissem cumprir o cronograma inicial de vacinação antes da nota do Ministério da Saúde por falta de doses.

Para vacinar os adolescentes, os municípios fluminenses também teriam que ter mais de 80% de sua população acima dos 18 anos já tendo recebido a 1ª dose, além de iniciar a vacinação dos jovens pelo grupo com deficiência permanente e comorbidades, que são doenças que podem se agravar em contato com o coronavírus.

Com a recomendação da vacinação dos adolescentes, a Prefeitura de Rio das Ostras divulgou, no último domingo, 19, o retorno da imunização começou nesta semana, para as faixas etárias de 12 e 13 anos que faltavam para concluir a aplicação da 1ª dose para os adolescentes.

Ainda de acordo com a prefeitura, a vacinação no município segue até esta sexta-feira, 24, com a aplicação da 2ª dose para pessoas com 58 e 59 anos, além profissionais das forças de salvamento e segurança e de limpeza urbana, que tenham tomado a 1ª dose da AstraZeneca entre 22 e 23 de junho.

Desta quarta-feira, 22, até esta sexta-feira, a prefeitura também promove a chamada repescagem, ou busca ativa, para pessoas que tenham perdido as datas de vacinação tanto da 1ª quanto da 2ª dose.

Mais lidas da semana