Mídias Sociais

Política

Rio das Ostras inicia pré-matrícula nesta quarta-feira, 22, com atendimento exclusivo para alunos com deficiência

Avatar

Publicado

em

 

A rede pública municipal de Educação de Rio das Ostras abre, nesta quarta-feira, 22, o período de pré-matrícula, que vai até o dia 30 de janeiro, e pode ser feita pelo Portal de Educação, no endereço eletrônico riodastras.rj.gov.nr/educação.

Nesta quarta-feira, porém, o atendimento, que acontece das 9h às 20h, é exclusivo para o cadastro de alunos com deficiência, com transtorno do espectro autista (TEA) ou com altas habilidades ou superdotação. Os demais alunos poderão fazer a pré-matrícula a partir desta quinta-feira, 23, com atendimento acontecendo das 9h às 23h59 do dia 30.

Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, estão sendo oferecidas vagas de Educação Infantil (Pré-Escola) e Ensino Fundamental (Regular e Educação de Jovens e Adultos), e o município alerta pais e responsáveis a ficarem atentos à exigência da idade mínima para cada modalidade.

“Para a Pré-Escola I serão aceitos alunos de 4 anos completos até 31 de março de 2020; para a Pré II, de 5 anos completos até 31 de março de 2020; e para o 1º ano do Ensino Fundamental, de 6 anos, todos completados até 31 de março de 2020. Quem desejar ingressar na modalidade EJA deve ter a partir de 15 anos de idade, completos até 31 de março de 2020”, detalhou a prefeitura.

O governo municipal adiantou que, no momento do cadastro no Portal da Educação, serão solicitados, nome completo do candidato; data de nascimento e demais dados do registro de nascimento; sexo; estado civil; nacionalidade; naturalidade; endereço completo; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço eletrônico (email), se possuir; nome da mãe e do pai; nome do responsável legal; número do RG e CPF do responsável legal; deficiência do candidato, quando houver; rede escolar de origem ou se nunca estudou; ano de escolaridade ou fase da Pré-Escola em 2020; modalidade regular ou EJA; e unidade escolar pretendida.

“Quando o cadastro no Portal da Educação for concluído, será gerado um protocolo de encaminhamento para que o interessado efetue sua matrícula na escola selecionada no ato da inscrição. Os responsáveis ou alunos, quando maiores de idade, devem comparecer à unidade de ensino escolhida no prazo de 2 dias úteis para efetivar a matrícula; o não cumprimento do prazo determinado acarretará na perda da vaga. O turno e a turma do aluno serão definidos pela escola, no ato da matrícula”, acrescentou a prefeitura.

Em caso de dúvidas, quanto ao acesso ou ao preenchimento das informações solicitadas na inscrição, a prefeitura oferece atendimento através da Ouvidoria da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer pelo telefone (22) 2771-8441, ramal 223. Também há atendimento presencial na sede da Secretaria de Educação, que fica na Rua Guanabara, 3.603, na Extensão do Bosque.

Mais lidas da semana