Mídias Sociais

Política

Rede pública municipal de educação de Macaé volta a ter horário normal a partir desta segunda-feira, 7

Publicado

em

 

Exatamente 1 mês depois da volta às aulas da rede pública municipal de educação de Macaé, no último dia 7 de fevereiro, as aulas, que estão sendo realizadas de modo 100% presencial, voltarão ao horário normal a partir desta segunda-feira, 7 de março.

O anúncio foi feito pela Secretaria de Educação nesta semana, cumprindo o cronograma anunciado na volta às aulas, que tinha horários reduzidos para facilitar a adaptação dos alunos, principalmente os mais jovens, que estavam voltando às salas de aulas de maneira integral depois de quase 2 anos da paralisação das aulas, em março de 2020.

“O período de adaptação na rede [pública] municipal de ensino já foi concluído. Com o objetivo de proporcionar um retorno seguro para o ano letivo de 2022, a Coordenação Geral de Educação Infantil [da Secretaria de Saúde] estabeleceu as orientações pedagógicas para todas as escolas do município. O período de adaptação e os horários de atendimento foram definidos pela Superintendência Pedagógica [também da pasta]. Portanto, pais e responsáveis devem ficar atentos ao funcionamento das unidades escolares depois do Carnaval”, explicou a prefeitura.

A partir desta segunda, e nesta semana de 7 a 11 de março, os horários para as turmas de Maternal I e II e Pré I e II, no período da manhã, serão das 7h30 às 11h30, enquanto que, no período da tarde, serão das 13h às 17h. Já para as unidades de tempo integral, os horários das aulas serão das 7h30 às 16h30.

Cultura – Nesta segunda-feira também se encerra o prazo para as inscrições para o processo seletivo visando as vagas para o curso livre de Teatro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart, na foto), vinculada à Secretaria de Cultura.

As 64 vagas são oferecidas para as turmas, Infantil, Adolescente e Adulto, dos cursos livres de Teatro, que terão aulas presenciais, com turmas de tamanho reduzido, seguindo protocolo sanitário de prevenção do contágio do coronavírus.

Segundo a prefeitura, as turmas infantis receberão alunos na faixa etária de 7 a 9 anos, e de 10 a 12 anos enquanto que, para as turmas de adolescentes, a faixa etária é de 13 a 15 anos de idade. Já para a turma adulta, as vagas são para alunos maiores de 16 anos.

“Ela é uma das poucas escolas [gratuitas de arte] do interior do Estado do Rio a oferecer formação de nível técnico reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). É uma grande potência para os artistas de Macaé e região”, ressalta o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

De acordo com a diretora da Emart, Sheila Juvêncio, a unidade ainda está funcionando em formato híbrido, ou seja, com atividades virtuais e presenciais, mas o planejamento é de que as aulas voltem a ser presenciais em 2022.

“A escola ainda está funcionando em formato híbrido, porém caminhando para 100% das suas atividades educacionais no presencial. Abrir novas vagas para ampliar os atendimentos é uma das metas da nossa gestão”, disse Sheila Juvêncio.

Para a coordenadora dos cursos de Teatro da Emart, Aline Barbosa, os cursos livres são importantes para a iniciação artística dos alunos, que podem vir a se interessar pela formação técnica e a entrada no mercado de trabalho.

“Estamos muito felizes com a retomada das atividades educacionais presenciais. As turmas terão tamanho reduzido, em virtude dos protocolos”, comemorou Aline Barbosa.

Para os alunos maiores de 18 anos ou os responsáveis por estudantes menores de 18 anos de idade, a matrícula na Emart precisa ser feita na secretaria da escola, após a resposta do e-mail de confirmação de vaga.

Entre os documentos necessários, estão cópias de RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4, lembrando que os alunos menores de idade que não possuem RG, precisam apresentar a Certidão de Nascimento dos alunos, e cópias de RG, CPF e comprovante de residência de um dos pais ou de um responsável.

As aulas do curso livre de Teatro Infantil serão às terças-feiras, às 8h30, ou às quartas, às 14h, para a faixa etária de 7 a 9 anos, e às segundas, às 14h, ou às segundas, às 15h, para a faixa etária de 10 a 12 anos; do curso livre de Teatro Adolescente serão às segundas, às14h, ou às terças, às 9h; e do curso livre de Teatro Adulto às terças, às 15h.

Mais lidas da semana