Mídias Sociais

Política

Programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher começa nesta terça, 8, em Macaé

Publicado

em

 

A cidade de Macaé celebra o Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira, 8 de março, com uma programação repleta de atividades, em várias localidades, envolvendo diversas secretarias, com palestras, exposições culturais e lives, entre outras.

Batizada de Mulheridades, uma exposição será inaugurada a partir das 14h, na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura, com uma mostra de obras das artistas Tainá Gomes, Isabella Nery, Julia Gordiano, Marina Costa e Amanda Morais.

“Essa exposição vem mostrar a potência da expressão que nomeia a essa rede de mulheres artistas fotografando mulheres na vida real, no mundo onírico, com seus corpos e almas e espíritos dando voz às suas questões e afetos”, contou o jornalista e produtor cultural, Gerson Dudus.

Também nesta terça, às 18h30, o Solar dos Mellos realiza um sarau chamado Poesia Substantiva Feminina, em que mulheres poetas macaenses estarão presentes e, por meio de suas obras e de outras poetas brasileiras, propõem refletir sobre várias questões que afetam as mulheres no Brasil e no mundo.

Para celebrar a data, também nesta terça, a Secretaria de Educação organizou uma programação para os alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, nos turnos da manhã e da tarde, com uma live de encerramento às 19h40.

“O Dia Internacional da Mulher recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito. Mais que uma data comemorativa, é um dia importante para debater questões como a igualdade de gênero,  o empoderamento e a sororidade”, pensa a secretária adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes, que reponde interinamente pela pasta da Educação.

A programação se inicia às 9h para o turno da manhã e às 14h para o turno da tarde, e contará com atividades como exposição fotográfica, poesia, serviços de massagem, reflexologia, biodança e auriculoterapia, apresentação musical, leitura e debates, entre outras.

Ainda nesta terça, a cidade, que escolheu para este mês de março o tema “Em mulheres me inspiro, por mulheres eu luto!”, terá uma ação social realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, das 10h às 15h, na Praça Veríssimo de Mello, com diversas atividades.

A programação conta com uma apresentação musical da Emart, orientações sobre os direitos da mulher, a Lei Maria da Penha, e a rede de proteção e atendimento com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Macaé, além de serem oferecidos, orientação jurídica, oficinas de artes, exposições de artesanato, blitz educativa, orientações e balcão de emprego, 2ª via de carteira de identidade, distribuição de kits e agendamento odontológico para mulheres, serviços que continuarão neste mês das mulheres com o lançamento do Ceam Itinerante.

Durante a ação desta terça, a prefeitura promove ainda a inclusão, o cadastramento ou a atualização no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal; além de oferecer orientações sobre a coordenadoria de Acesso e Gênero e agendamento para retificação do nome social às mulheres trans; orientações sobre os cuidados com a saúde da mulher; isenção para 2ª via de documentos (identidade, certidões de nascimento, casamento) em parceria com a Fundação Leão XIII; orientações, oficinas e jogos educativos que visam reforçar os cuidados preventivos contra a dengue, a zika e a chikungunya, com enfoque na saúde da mulher durante a gravidez.

Além do Ceam Itinerante, que visa levar os serviços especializados a todas as mulheres, independente de classe, raça, etnia, orientação sexual, a prefeitura promete lançar ainda nesta terça, os programas, Mulher Cidadã, cujo objetivo é inserir a mulher no mercado de trabalho; e Oficinas de Artes Visuais e Educação Continuada.

“É, na verdade, uma inegável oportunidade para pensar, repensar e organizar as mudanças em benefício da mulher e, consequentemente, de toda a sociedade”, reflete a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Macaé, a advogada Jane Roriz (de rosa, na foto), que lembra que todas as atividades serão gratuitas.

Mais lidas da semana