Mídias Sociais


Política

Programação da Semana do Meio Ambiente em Macaé começou com atividades em São José do Barreto

Publicado

em

 

A programação da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, neste domingo, 5 de junho, foi aberta nesta quarta-feira, 1 de junho, no Parque Municipal da Restinga do Barreto.

Na abertura, o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, que representou o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), anunciou a entrega de uma usina geradora de energia, através de biogás.

“A entrega, no dia 28 [de junho], marcará o encerramento das atividades pelo mês do ambiente. A energia dessa usina será gerada pelo lixo da Central de Tratamento de Resíduos, onde foram construídos 30 poços de captação de biogás que alimentam os geradores da usina. A energia produzida de 1 megawatts (MW) tem capacidade de abastecer milhares de residências”, contou Juninho Luna.

Durante a programação no Barreto, a subcomandante operacional da Guarda Ambiental, Raquel Giri, fez a abertura da gincana ambiental com recolhimento de óleo vegetal e pilhas, antes das atividades que aconteceram pela manhã, com os idosos, que teve alongamento, recolhimento de lixo na Praia do Barreto, plantio de árvores, e lanche saudável para os participantes.

A prefeitura lembra que, ao longo deste mês, serão realizadas diversas atividades em parceria com a Secretaria de Educação, a Guarda Ambiental, a Guarda Sênior, e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para a comemoração da Semana do Meio Ambiente, a programação conta com a exposição “Pássaros do Brasil”, da Secretaria de Educação, com maquetes e materiais da Guarda Ambiental, e com a coleta de medicamentos vencidos com alunos do curso de Farmácia do campus da UFRJ em Macaé.

Além das atividades promovidas pela prefeitura, a programação terá também a apresentação do grupo de contadores de histórias HistoriArte, uma tenda de óculos virtual da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de tratamento de água e esgoto, e uma mostra de materiais como adubo, da empresa Vitamina Terrestre.

Para esta sexta-feira, 3, o Parque Natural Municipal do Atalaia recebe, às 10h30, o 1º encontro presencial festivo com palestra, gincana e tarde de autógrafos com o fotógrafo convidado, Paulo Tinoco, autor do livro Aves do Atalaia.

A programação seguirá na próxima semana, no dia 8, Dia Mundial dos Oceanos, com uma ação em parceria com o NUPEM/UFRJ, onde serão pintadas tampas de bueiros, na orla da Praia da Imbetiba, e no dia 11, com uma exposição no Posto 1 da Praia dos Cavaleiros, de 9h às 15h.

Mais lidas da semana