Mídias Sociais

Política

Profissionais da Saúde de Macaé têm capacitação para atendimento aos casos de dengue no município

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé realizou, na última terça-feira, 19, uma ação de capacitação para os profissionais da Saúde que atuam nas unidades de urgência e nos polos de atenção básica da cidade com foco na importância do diagnóstico dos novos casos de infecção de dengue.

“A atualização reforça as ações já realizadas pelo município com objetivo de combater o principal vetor da doença, o [mosquito] Aedes aegypti”, justificou o município.

Segundo a prefeitura, na ação, foram repassados temas como a importância de informações sobre o quadro clínico dos pacientes infectados pelo vírus, assim como procedimentos clínicos iniciais necessários ao diagnóstico da dengue, reforçado por exames laboratoriais.

A capacitação foi ministrada por profissionais especializados da própria Secretaria de Saúde, através da sua Coordenação de Vigilância Epidemiológica, como o médico infectologista, André Faria, e a bióloga chefe do laboratório de análise, Keity Vilela Nocchi.

De acordo com a prefeitura, cerca de 90 profissionais da área da Saúde, que atuam nas redes, pública e provada, participaram da capacitação, que foi ministrada de maneira virtual, permitindo que os profissionais tirassem dúvidas e conhecessem novos métodos de diagnóstico da doença.

A Secretaria de Saúde revelou também que, durante a ação, os profissionais participantes ainda puderam receber orientações sobre medicações eficazes no tratamento da dengue, e sobre notificações dos casos da doença na cidade.

“A capacitação dos nossos profissionais é fundamental para identificar a circulação da doença e reforçar as ações de combate ao mosquito. Estamos reforçando as nossas unidades para assegurar o atendimento adequado à população que também precisa fazer o seu dever de casa”, avaliou o secretário de Saúde, Alexandre Cruz.

Mais lidas da semana