Mídias Sociais

Cidades

Produção de petróleo e gás natural da Petrobras volta a bater recordes em agosto

Avatar

Publicado

em

 

Mesmo com a crise política que o país passando, a Petrobras segue batendo recordes na produção de petróleo e gás natural e no último mês de agosto, atingiu a melhor marca da história na média diária da produção nacional.

No mês passado, foram produzidos 2,84 milhões de barris de petróleo equivalente por dia (boed), sendo 2,72 milhões boed produzidos no Brasil, e 0,12 milhões boed produzidos no exterior.

Essa foi a melhor marca na história da empresa no mês de agosto, com uma produção média no país, que atingiu 2,22 milhões de barris por dia (bpd). Além disso, no último dia 19 de agosto, a Petrobras também atingiu nova marca diária, com um volume de 2,33 milhões bpd, superando o recorde diário anterior, alcançado em 22 de dezembro de 2014, de 2,30 milhões de bpd.

A produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras na camada pré-sal também apresentou crescimento, subindo 4% em agosto, o que representa outro novo recorde mensal, ao chegar a marca de 1,36 milhão boed.

“O resultado se deve, principalmente, à interligação de novos poços e ao crescimento da produção dos poços já interligados aos FPSOs Cidade Maricá e Cidade de Saquarema, ambos instalados no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos”, explicou a Petrobras.

Segundo a empresa, em agosto, a produção de média de petróleo operada pela Petrobras no pré-sal foi de 1,10 milhão de barris por dia, o que também significou recorde mensal. Além disso, a Petrobras afirmou que a produção diária de petróleo na região atingiu mais um recorde diário, chegando a 1,22 milhão de barris por dia.

 

Argentina – A Petrobras informou ainda que a venda dos ativos na Argentina impactou a produção internacional, e resultou em uma queda de 1,4% na produção total da companhia.

A produção de petróleo no exterior contribuiu com 68 mil barris por dia para a produção média da companhia no mês, que foi de de 2,29 milhões bpd.

 

Gás Natural – Outro recordes na produção da Petrobras em agosto se deu na produção de gás natural no país. De acordo com a Petrobras, excluído o volume liquefeito, a produção de gás foi de 79,5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), o que representa um aumento de 0,1% em relação a julho deste ano, quando marcou 79,4 milhões de m³/dia, atingindo novo recorde mensal.

No exterior, a produção média de gás natural foi de 9,6 milhões m³/da, registrando queda de 40% em relação aos 16 milhões m³/dia, alcançados em julho, queda essa que também justificada pelo desinvestimento dos ativos na Argentina.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana