Mídias Sociais

Política

Primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Macaé traça rumos de ações para 2019

Publicado

em

 

Reunião que aconteceu no auditório da Cidade Universitária teve como uma das pautas mais importantes a preocupação dos órgãos de segurança em relação à mancha criminal e aos roubos de rua nos bairros da cidade

A Secretaria de Ordem Pública de Macaé participou nesta semana de reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCSP), em encontro realizado no auditório da Cidade Universitária na última quarta-feira, 30.

Segundo a prefeitura, durante o encontro foram abordados temas relacionados à segurança pública na região central e serrana do município, além do recebimento de demandas da sociedade e assuntos gerais.

“No ano passado realizamos ações integradas no município. Esse ano o objetivo é voltar a essa linha de trabalho, ainda mais agora que estamos recebendo veículos e equipamentos novos”, explicou o Secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro.

No início desse mês, a Guarda Municipal (GM) recebeu 11 novas viaturas para reforçar a segurança do município, sendo 9 carros Voyage e duas picapes Fiat Toro.

Além disso, o governo municipal incluiu no orçamento desse ano, a compra de 50 kits, contendo armas de choque sparks, gel e espuma de essência de pimenta, que também ajudarão a reforçar a atuação da GM.

O novo comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), tenente-coronel André Henrique Oliveira, que assumiu o cargo no último dia 19, apontou durante o encontro que o aumento do roubo de rua é uma questão preocupante para a segurança pública do município.

“É importante o registro na delegacia, com a hora e o local que aconteceu. Isso favorece [os órgãos de segurança] a dar a direção do trabalho e a visão do que está sendo registrado. Estamos trabalhando para vencer a escassez de recursos. Vamos nos utilizar da sessão de análise criminal, aplicando o efetivo nos locais de alta incidência. Além disso, manter maior contato com a população pelas redes sociais. Já estamos com uma atenção especial e reforçando o policiamento nos bairros de Imbetiba, Cancela Preta, Praia Campista e Cajueiros”, explicou o comandante do 32º BPM.

De acordo com o tenente-coronel, a unidade recebeu veículos Versa e Ranger, além dos Voyage e Gols que já atendiam as demandas, o que significam um grande reforço para a frota da Polícia Militar (PM), que passou os últimos anos com grandes dificuldades devido à crise financeira do Estado do Rio.

“Até junho teremos toda a frota com veículos novos. Temos 6 municípios de abrangência [Rio das Ostras, Macaé, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu] e não vamos conseguir atender todos na plenitude, mas a vontade de acertar nós temos. Uma das nossas prioridades é a ação repressiva ao tráfico”, completou André Henrique Oliveira.

Comandante do Grupo de Apoio Operacional (GAOp) da GM e presidente do CCSP, Vitor Hugo explicou que um dos objetivos esse ano é fazer reuniões itinerantes do Conselho, além de revelar que a próxima reunião acontecerá no Bairro da Glória.

“Nas reuniões discutimos com os vários atores [da segurança pública] a questão da prevenção em várias áreas de acordo com a mancha criminal”, contou Vitor Hugo.

Além do comandante do 32º BPM, do presidente CCSP e do Secretário de Segurança Pública de Macaé, o evento contou com a presença de representantes dos bairros Imbetiba, Frade, Glicério, Riviera, Bairro da Glória e Cavaleiros.


 

Mais lidas do mês