Mídias Sociais

Política

Primeira fase de renovação de matrículas da rede pública estadual de ensino tem números recordes e mais de 500 mil inscritos

Publicado

em

 

A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro encerrou o período de renovação de matrículas visando o ano letivo de 2021 com número recorde de inscrições, com 69.147 a mais do que as 434.275 registradas em 2019 para o ano letivo de 2020.

Realizadas pela opção online, essa 1ª etapa das matrículas apresentou 503.422 alunos inscritos, recorde também em relação aos últimos 5 anos. A partir de agora e até o próximo dia 22, está aberta a 2ª fase de pré-matrícula, para os estudantes que desejam mudar ou ingressar em alguma escola da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2021.

“O sucesso da adesão de alunos na renovação das matrículas se deu pela ação de gestores e professores na busca ativa, chamando os estudantes para o próximo ano letivo. O trabalho contou com o apoio da campanha informativa e motivacional dirigida aos estudantes, veiculada em diversos meios de comunicação. Com o mote “Bora Estudar, Bora Matricular”, as mensagens incentivam os alunos a participarem da vida escolar, esclarecem sobre  prazos e ressaltam a importância da não interrupção dos estudos”, avalia a Secretaria Estadual de Educação do Rio.

Para o gestor da pasta, Comte Bittencourt (CIDADANIA), os números são motivos de otimismo e demonstram o interesse dos alunos nas vagas ofertadas, e ressaltam o trabalho feito pelo governo estadual na gestão da educação.

“Ficamos otimistas com o número de alunos que renovaram seu vínculo com a escola. Em um 2020 atípico e cheio de desafios, o interesse demonstrado sinaliza que estamos no caminho certo. Fica o meu reconhecimento pelo trabalho de todos os educadores que não têm poupado esforços nessa busca ativa, que será contínua. Transparência, ações planejadas e nenhum aluno fora da escola”, afirma o secretário.

Para o ano letivo de 2021, que começa no mês de fevereiro, a Secretaria Estadual de Educação do Rio prevê ainda uma matrícula especial, destinadas aos estudantes próximos de terminar o Ensino Médio, para que eles possam aprofundar o conteúdo do último ano, caso desejem, lembrando que o calendário para essas matrículas especiais ainda está sendo elaborado e será divulgado posteriormente.

Mais lidas da semana