Mídias Sociais

Política

Presença de Lula nas eleições diminui percentual de votos brancos e nulos segundo nova pesquisa

Avatar

Publicado

em

 

Cercado por uma multidão, Lula se entregou aos policiais federais que executaram sua prisão em abril deste ano, em São Bernardo do Campo, São Paulo

Em mais uma pesquisa, dessa vez realizada pela CNI/Ibope, o ex-presidente de Lula (PT) continua na liderança em todos os cenários, tanto quando os candidatos são listados quanto quando a lista não é apresentada aos eleitores.

No primeiro caso, Lula lidera com 33% das intenções de votos, seguido de muito longe pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que aparece com apenas 15%. Logo atrás dele, aparecem Marina Silva (REDE), com 7%, Ciro Gomes (PDT), com 4%, e Geraldo Alckmin, com 4%.

A presença de Lula nas eleições, ainda incerta devido à prisão do ex-presidente pela Polícia Federal (PF), em abril, ajuda até mesmo a reduzir os altos índices de brancos e nulos. Se no cenário sem Lula, 33% dos entrevistados votariam em branco ou nulo, enquanto outros 8% não responderam ou disseram não saber em quem votar, com Lula, os brancos e nulos somam 22%, enquanto os indecisos somam 6%.

Na pergunta espontânea, em que não são oferecidos nomes aos entrevistados, Lula também lidera, com 21%, seguindo de Bolsonaro, com 11%, enquanto Ciro e Marina surgem com apenas 2%, seguidos de Álvaro Dias (PODE) e Alckmin, com 1%.

Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pesquisa do Ibope mostrou também que a avaliação ruim/péssima do governo do presidente Michel Temer (MDB) passou para 79% em junho, ante 72% em março. A avaliação positiva do governo ficou em 4%, em comparação a 5%. O levantamento foi feito de 21 a 24 de junho, com 2 mil entrevistados.

Empate – Segundo os dados da pesquisa, Bolsonaro e Marina estariam empatados no cenário sem Lula entre os candidatos. Apesar de liderar a pesquisa, com 17% com Marina com 13%, a CNI/Ibope explica que os dois estariam empatados, no limite da margem de erro.

Em seguida, também encontram-se tecnicamente empatados, Ciro, com 8%, e Alckmin, com 6%, em levantamento que tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. Candidato do PT no cenário sem Lula, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad aparece com apenas 2%.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana