Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Rio das Ostras lança novo site e aposta em melhoria na acessibilidade das informações

Publicado

em

 

Com novo site, Prefeitura de Rio das Ostras espera melhorar também a transparência dos seus dados públicos, oferecendo, por exemplo, informações detalhadas sobre contratos com fornecedores e valores de licitações

A Prefeitura de Rio das Ostras lançou nesta segunda-feira, 23, seu novo site, com informações mais detalhadas e apostando em maior acessibilidade e transparência dos dados públicos, conforme estabelece a legislação.

“Em busca da melhoria constante, a Prefeitura lança agora um novo site, com tudo que um portal governamental precisava ter. De acesso mais fácil, rápido e direto ao conteúdo, o projeto prioriza a transparência dos dados, para facilitar o controle social e a participação popular na gestão pública”, conta a prefeitura.

Segundo o governo municipal, o projeto foi desenvolvido por servidores da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTINF), com economia de recursos públicos, dispensando a contratação de empresas e fortalecendo a integração entre os próprios departamentos da prefeitura.

“Entendemos que a Internet é hoje um dos principais meios de informação utilizados pelos cidadãos e a municipalidade precisa acompanhar essa realidade. O portal é um canal muito importante de aproximação da gestão municipal com a população, turistas, sociedade civil, empresariado, entre outros públicos. Nosso objetivo é democratizar o acesso às informações e possibilitar que o cidadão nos ajude a gerir a cidade de acordo com as prioridades de todos”, explicou o ainda prefeito, Carlos Augusto Balthazar (PMDB).

Ainda sem data para a realização de novas eleições, depois de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubar o registro de candidatura de Carlos Augusto, o governo segue tentando, com mais esta iniciativa, equilibrar as contas públicas, depois de um 1º ano de mandato mergulhado em profunda crise financeira, situação herdada pela administração anterior.

“Com base em pesquisas teóricas e testes práticos, com participação de usuários, o site foi criado de forma a oferecer um acesso intuitivo e simples a todos os públicos.

Adaptável a diferentes plataformas, o site governamental pode ser acessado, com qualidade, a partir de qualquer dispositivo, tanto móvel – como tablets e smartphones – quanto do computador”, ressalta a prefeitura.

O governo municipal acrescenta ainda que o desenvolvimento do projeto se pautou também pela performance, de forma que as páginas pudessem ser carregadas com facilidade e com menor uso de dados, economizando “banda” quando o usuário estiver acessando o site a partir de uma rede móvel.

No quesito transparência, o site também sofreu mudanças, tornando algumas informações, como as referentes a contratos e licitações de alguns órgãos públicos ainda mais acessíveis à consulta popular. Para acessar o novo site, clique aqui.

Recém-lançado, algumas parte do site ainda se encontravam em construção, já que links para o acesso a informações importantes como “Quadro de Pessoal” e “Salários dos Colaboradores” ainda estavam inacessíveis até o início da tarde desta terça-feira, 24.

A prefeitura lembra, porém, que o novo portal respeita os padrões determinados pela Lei de Acesso à Informação, oferecendo, no Portal da Transparência, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), através do qual o cidadão pode solicitar qualquer informação pública, possibilitando acessar as edições online do Jornal Oficial do Município.

“O novo portal é integrado também por três novos hotsites que atendem os seguintes públicos: Turistas, estudantes e servidores. O site de Turismo oferece todos os assuntos de interesse dos visitantes, como opções de hospedagem, alimentação e lazer, que inclui o circuito de praias e pontos turísticos da cidade. Pelo Portal da Educação, é possível obter informações relativas à Rede Municipal de Ensino, incluindo o calendário do ano letivo, além de fazer pré-matrícula e transferência, entre outros serviços. O servidor municipal também mereceu um hotsite específico, onde serão incluídas informações direcionadas aos profissionais da Prefeitura, com acesso aos sistemas administrativos, e-mail institucional e comprovante de rendimentos”, acrescenta o governo municipal.


 

Mais lidas do mês