Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Rio das Ostras inicia testes rápidos de coronavírus em servidores da Saúde e grupos prioritários

Avatar

Publicado

em

 

Com 91 casos confirmados e 8 mortes por coronavírus, o município de Rio das Ostras divulgou na manhã desta quarta-feira, 6, que recebeu, no último dia 29 de abril, um total de 600 testes rápidos enviados pelo governo estadual.

De acordo com a prefeitura, os exames estão sendo encaminhados, prioritariamente, para a testagem dos servidores da Saúde que estão na chamada linha de frente do combate à pandemia, assim como familiares de pacientes com casos confirmados da doença, seguindo os critérios de indicação do Ministério da Saúde.

O município explicou que uma parte desses testes doados pelo Estado já foi direcionada ao Hospital Municipal e, na última segunda-feira, 4, foi iniciada a testagem no Centro de Triagem localizado na Extensão do Bosque, no Pronto-Socorro e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Âncora.

“É um momento difícil que estamos passando na Saúde Pública e seguimos com as medidas de prevenção. Entendemos a importância destes testes para o diagnóstico do Covid-19 (sigla para a expressão em inglês Coronavirus Disease 2019), mas precisamos seguir os critérios do Ministério da Saúde em relação à testagem, priorizando os grupos mais vulneráveis”, reforçou a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Dra. Jane Blanco.

A prefeitura lembra que em uma Nota Técnica do Ministério da Saúde recebida na 1ª semana do mês de abril pela Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, todo o território nacional foi declarado em estado de transmissão comunitária da doença, o que significa que o vírus já está circulando em todo o país.

“A ampliação da testagem para outros grupos populacionais faz parte da resposta nacional de enfrentamento da pandemia e está subordinada à sua dinâmica no País e à capacidade operacional dos serviços de Saúde, conforme futuras recomendações. A distribuição dos testes pelo Ministério da Saúde para as secretarias estaduais atende aos seguintes parâmetros: número de casos confirmados do Estado; tipologia do município segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); total de profissionais de Saúde e total de profissionais de segurança pública. Compete aos estados a distribuição dos testes aos municípios. Recomenda-se que os testes sejam disponibilizados aos pontos das Redes de Atenção à Saúde com maior contato com pacientes suspeitos de Covid-19, sendo hospitais; serviços de urgência/emergência, unidades de pronto atendimento; Unidades Básicas de Saúde (UBS), que ficam responsáveis pela realização do teste”, explicou a prefeitura.

Além dos 600 testes enviados pelo governo estadual, a Prefeitura de Rio das Ostras garante que, através da sua Secretaria de Saúde, vem se empenhando para garantir um diagnóstico preciso dos casos suspeitos e, para isso, já realizou a compra de 2.500 testes, com previsão de entrega para este mês de maio.

“Os outros 2.500 testes devem chegar ainda este mês e vamos analisar os grupos prioritários”, concluiu a secretária de Saúde de Rio das Ostras.

Mais lidas da semana