Mídias Sociais


Política

Prefeitura de Macaé volta as atenções para aumento dos casos de coronavírus na cidade com ações de testagem

Publicado

em

 

Preocupada com o crescente aumento de casos de coronavírus, ainda pequeno na cidade, mas bem alto em vários estados do país, a Prefeitura de Macaé reforça as ações de testagem para pacientes que apresentam sintomas de síndrome gripal em 6 polos de referência da cidade.

Entre as unidades que realizam a testagem para pessoas com síndromes gripais, estão as Unidades de Pronto de Atendimento (UPAs) da Barra e do Lagomar, os Pronto Socorros da Imbetiba e do Parque Aeroporto, na região central, e o Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), em Trapiche, e a Unidade Mista do Sana.

De acordo com a prefeitura, a estratégia de testagem é importante para o diagnóstico e isolamento dos casos positivos de coronavírus, rompendo assim o ciclo de contágio do vírus que fez o município retornar com a obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas públicas e privadas da cidade.

Através da determinação da Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade, as 6 unidades passam a realizar a testagem em todos os pacientes sintomáticos que apresentam dor de garganta, febre, coriza, perda de olfato e paladar, lembrando que o teste de antígeno é indicado no 3º dia desses sintomas.

“A testagem é importante para identificar os novos casos positivos e garantir o isolamento adequado. Estamos reforçando as nossas equipes de testagem para atender a todos os pacientes sintomáticos que procuram as nossas unidades”, reforçou a nova secretária adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende.

As ações são complementares à testagem em massa, chamada de busca ativa de casos positivos do coronavírus, em pacientes assintomáticos, que acontece nesta quinta-feira, 9, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade.

“Estamos diante do início de uma nova fase de alta em casos positivos da Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019), já identificada no crescimento dos atendimentos a pacientes com síndrome gripal em nossas unidades e retratada também na ação de testagem realizada hoje no calçadão. O momento é de atenção da população que deve priorizar a vacinação, completando o esquema vacinal com as doses de reforço”, destacou o secretário adjunta de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.

O esquema vacinal, citado pelo secretário, se completa com duas doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, e Pfizer, e a dose única da Janssen, e, por conta disso, as doses de reforço começam na 3ª para as 3 primeiras farmacêuticas, e na 2ª para a Janssen.

A prefeitura prevê ainda uma nova ação de testagem em massa para o atendimento a pacientes assintomáticos nesta próxima semana, com o objetivo de comparar os índices de positividade durante a “semana epidemiológica”, traçando o cenário da pandemia na cidade.

Mais lidas da semana