Prefeito de Campos recebe pré-candidato do PSD, grava vídeo em apoio a Pedro Paulo e alimenta especulações sobre alinhamento político para 2026
Pouco mais de um mês depois de participar do lançamento da pré-candidatura de Anthony Garotinho (Republicanos) ao governo do Rio de Janeiro, o prefeito de Campos dos Goytacazes, Frederico Paes (MDB), voltou a movimentar os bastidores da política fluminense ao aparecer ao lado de outro postulante ao Palácio Guanabara.
Nesta sexta-feira (10), Frederico recebeu a visita do ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD), também pré-candidato ao governo do estado. A agenda foi registrada nas redes sociais de Eduardo, onde o prefeito de Campos aparece sorridente ao lado do dirigente do PSD.
Da reunião também participaram o deputado federal e pré-candidato ao Senado Pedro Paulo (PSD), a pré-candidata a vice-governadora Jane Reis (MDB) e o presidente estadual do MDB, Washington Reis, irmão de Jane e aliado político de Frederico.
Embora não tenha publicado a foto ao lado de Eduardo Paes em seus próprios perfis, Frederico divulgou um vídeo ao lado de Pedro Paulo, no qual manifesta apoio à sua pré-candidatura ao Senado.
"Nosso Congresso tem como trazer coisas boas para Campos e para o estado do Rio. Eu acredito que você, como pré-candidato ao Senado, vai ser o nosso representante em Brasília, defendendo a nossa cidade. Eu, como prefeito de Campos, peço que você possa trazer coisas boas para a gente", afirmou o prefeito.
A manifestação pública reforça a aproximação entre Frederico e o grupo político liderado por Washington Reis, principal articulador do MDB fluminense e aliado de Eduardo Paes. Nos bastidores, a avaliação é que o prefeito de Campos tende a acompanhar o partido na eleição para o governo estadual.
Aliado histórico dos Garotinho
A movimentação contrasta com a relação construída por Frederico Paes com a família Garotinho. Ele foi vice-prefeito na gestão de Wladimir Garotinho (PL) e assumiu a Prefeitura de Campos após a renúncia do titular para disputar as eleições deste ano.
Em maio, Frederico participou do evento de lançamento da pré-candidatura de Anthony Garotinho ao governo do estado. Na ocasião, dividiu o palco com o ex-governador e foi citado como integrante do grupo político da família.
"Vai ser um grande prefeito para nossa cidade. Vai ganhar a próxima eleição e ser reeleito. Não precisa se preocupar em construir o seu grupo, o seu grupo somos nós", afirmou Garotinho durante o evento.
Apoio ainda não foi oficializado
Apesar dos gestos recentes em direção ao grupo de Eduardo Paes, Frederico ainda não anunciou oficialmente qual candidatura apoiará na disputa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.
A presença ao lado do pré-candidato do PSD e a declaração de apoio a Pedro Paulo, entretanto, reforçam os sinais de que o prefeito pode acompanhar a orientação do MDB estadual, liderado por Washington Reis, em vez de permanecer alinhado ao projeto político dos Garotinho. Nos bastidores, a definição é vista como uma das movimentações mais relevantes da pré-campanha no interior do estado.