Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé segue com obras de macrodrenagem em vários bairros da cidade

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé reforçou os esforços que vêm fazendo nas obras de macrodrenagem que estão acontecendo em alguns pontos da cidade, como no bairro Sol y Mar, com a pavimentação de ruas e a construção de galerias pluviais, entre outras ações.

De acordo com o município, as obras visam resolver os problemas dos alagamentos históricos enfrentados pela população de algumas áreas da cidade, e que se agravam nessa época de chuvas.

Entre os trabalhos realizados nesta semana, e que receberam a visita do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), estiveram o início da pavimentação da Rua Dr. Sady de Almeida Gomes, onde foram construídos 240 metros de galerias pluviais medindo 3,50 x 1,90 metros cada.

Segundo a prefeitura, as galerias estarão conectadas às galerias da Avenida Evaldo Costa até o Canal Fábio Franco, na Linha Vermelha, em um sistema que, quando completo, dará vazão às águas das chuvas recebidas da bacia dos bairros Sol y Mar, Novo Horizonte, Visconde, Miramar, Campo D’Oeste, Praia Campista, e Glória, entre outros no entorno.

“É a maior obra do município e pretendemos levar qualidade de vida aos moradores dessas áreas que sofrem com as chuvas fortes. O alagamento dificulta a vida das famílias. Obras de drenagem não costumam ser feitas porque são de longo prazo e grande investimento, mas o resultado que esperamos vale a pena. O maior benefício é para a população. Esta obra estava parada há tempo e, desde o início do nosso governo, damos prioridade a este projeto. Só este ano já investimos mais de 100 milhões de reais em obras de drenagem no município”, falou Welberth Rezende.

Secretário de Infraestrutura, o engenheiro Santiago Borges explicou que as galerias foram dimensionadas para suportar a precipitação de chuvas até 22 mil litros por segundo, levando em conta os dados meteorológicos dos maiores volumes de chuvas registrados nos últimos 20 anos no município.

Outro que participou da visita às obras, o secretário adjunto de Obras, Felipe Bastos, revelou que a próxima etapa do trabalho será a licitação para a construção da microdrenagem no Campo D’Oeste e no Novo Horizonte, que será interligada às macrogalerias da Rua Dr. Sady de Almeida Gomes.

O gestor, que também esteve acompanhado do secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo da Silva, informou também que as obras continuam na Rua Jonas Mussi, paralela à Rua Dr. Sady de Almeida Gomes.

Entre os benefícios das obras de pavimentação da rua estão tubulação para abastecimento de água, área de desobstrução de meio-fio e sarjetas, e calçadas em toda a sua extensão com acessibilidade para portadores de deficiências físicas e visuais com piso tátil.

O município explicou ainda que o sistema de controle da drenagem visa melhorar também as condições ambientais, lembrando que as obras de macrodrenagem na Aroeira beneficiam mais de 30 mil famílias.

Mais lidas da semana