Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé segue trabalhando para combater proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade

Avatar

Publicado

em

 

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, seguem trabalhando em vários bairros da cidade, atuando no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, da zika, e da chikungunya.

De acordo com a prefeitura, o trabalho dos agentes de endemias está sendo realizado seguindo um protocolo de cuidados e prevenção ao contágio do coronavírus, com uso de equipamentos de proteção a individual.

Os trabalhos continuam nesta semana, com a realização de visitas a domicílios e pontos estratégicos, para orientações e aplicação de larvicida, na Barra de Macaé, dos Cajueiros, do Botafogo, e da região da Lagoa de Imboassica.

“Para combater o Aedes aegypti, no mesmo horário de atuação, as equipes seguem com orientação, inspeção, e eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos através de bombas aspersoras”, reforçou o município.

Desta segunda-feira, 28 de setembro, até a próxima sexta-feira, 2 de outubro, estas ações serão realizadas no São Marcos, na Virgem Santa, nos Cavaleiros, na Nossa Senhora da Glória, e no Sol y Mar.

Ainda durante a semana, a prefeitura também divulgou a realização do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que serve para identificação do índice de infestação do mosquito na cidade, pesquisa que será feita por amostragem, com a visitação de um quinto (1/5) de imóveis em quarteirões sorteados.

“Outro trabalho planejado para a semana é o Reconhecimento Geográfico do município, onde é produzido e atualizados os mapas dos bairros, numeração dos quarteirões,  identificação de ruas e logradouros e quantitativo dos imóveis por tipo. Essa é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisas e tratamento químico. Por motivo de chuva ou força maior, durante a semana, esses os itinerários poderão sofrer alterações”, acrescentou o governo municipal nesta segunda-feira.

Mais lidas da semana