Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé reforça importância de programas para recolhimento de resíduos prejudiciais ao meio ambiente

Avatar

Publicado

em

 

Intensificando as ações para a limpeza da cidade, a Prefeitura de Macaé enalteceu seus Programas Municipais de Coleta e Destinação de Resíduos Especiais, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, que são responsáveis pelo recolhimento de pneus, óleo vegetal, e resíduos eletroeletrônicos, materiais enviados para reciclagem.

“O objetivo do programa é dar o destino correto para esses materiais e evitar a contaminação do meio ambiente”, explicou o município.

Responsável pelo setor, Gabriela Certório falou sobre a importância do descarte adequado desses materiais que podem causar danos sérios ao meio ambiente, provocando a contaminação do solo e das águas.

“Na maioria das vezes, esses resíduos são devolvidos ao meio ambiente de forma inadequada, levando à contaminação do solo e das águas, trazendo prejuízos ambientais, sociais e econômicos”, avaliou Gabriela Certório.

A servidora acrescentou que os programas da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade voltados para a destinação adequada de resíduos visam oferecer alternativas ambientalmente melhores à população.

Gabriela Certório também contou que os moradores vêm sendo orientados sobre os danos ao meio ambiente e à saúde, relacionados ao descarte incorreto desses resíduos que podem ser tão prejudiciais ao meio ambiente.

“Além da redução dos danos, a iniciativa permite a reintrodução da matéria-prima no ciclo produtivo, reduzindo a extração de novos materiais e diminuindo da degradação ambiental”, frisou a servidora da pasta.

Apenas em 2019, os Programas Municipais de Coleta e Destinação de Resíduos Especiais foram responsáveis pelo recolhimento de 347 toneladas de pneus, 20.010 litros de óleo vegetal, e 1,5 toneladas de resíduos eletroeletrônicos no município.

Para obter mais informações sobre os programas para este fim que estão disponíveis, a população pode acessar o site da prefeitura,  na página da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, ou entrar em contato com a pasta através do setor de resíduos, pelo telefone (22) 2772-3571, que atende em horário comercial.

Mais lidas da semana