Mídias Sociais


Política

Prefeitura de Macaé promove Dia D de vacinação antirrábica neste sábado, dia 4

Publicado

em

 

A fim de combater o vírus da raiva, que é fatal para cães e gatos de estimação, a Prefeitura de Macaé seque com a campanha de vacinação antirrábica no município com a promoção de um Dia D municipal de vacinação neste sábado, 4.

“Além de matar, a doença é contagiosa e infecta outros mamíferos como gatos, morcegos, gambás e seres humanos, através de mordidas e arranhões dos animais contaminados”, lembra a prefeitura.

Os pontos de vacinação do Dia D são, na Praça Washington Luiz, no Centro; na Rua Arlindo Mourão, na Aroeira; na Praça da Igreja Santo Antônio, no Visconde; na Praça 29 de Julho, no Novo Cavaleiros; na Praça Beira Rio, na Barra de Macaé; na Praça Principal, no Parque Aeroporto; próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Lagomar; e na praça do Frade, na região serrana.

A prefeitura explicou que a vacina é aplicada em dose única, mas os animais de estimação devem tomar as doses a partir das 12 semanas de vida, lembrando que o reforço é anual, e os cuidados devem ser intensificados para controlar a doença.

Neste sábado, os agentes de combate a endemias se dividirão em grupos em ações simultâneas para receber e imunizar cães e gatos de estimação em vários pontos da cidade, tanto na região central quanto na região serrana.

“Ainda de acordo com o município, a raiva é uma zoonose grave que ataca o sistema nervoso central da pessoa, uma doença fatal tanto para os animais quanto para os seres humanos. Trata-se de uma doença provocada pelo Lyssavirus, que causa encefalite muito grave, podendo levar a pessoa ou o animal infectados à morte e, por isso, requer vigilância constante. Devido a esse fator, a antirrábica é uma vacina obrigatória. O Dia D é a segunda etapa da vacinação. Estima-se que este ano cerca 30 mil animais sejam imunizados”, concluiu o município.

Mais lidas da semana