Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé prepara ação para combater evasão escolar na volta às aulas

Publicado

em

 

De olho na volta às aulas, que acontece nesta quinta-feira, 26, Prefeitura de Macaé oferecerá diversos serviços de acompanhamento aos alunos e familiares visando combater a evasão escolar

Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Macaé pretende reforçar o combate à evasão escolar com acompanhamento de profissionais de serviço social aos alunos e familiares nesta volta às aulas, que começam na quinta-feira, 26.

“A prioridade é assegurar a permanência do aluno em sala de aula e intensificar a aproximação com os familiares”, explicou o governo municipal.

De acordo com a Secretaria de Educação, a situação de infrequência é diagnosticada quando o estudante apresenta 5 faltas consecutivas ou 10 intercaladas, o que preocupa a pasta nessa volta às aulas para o segundo semestre do ano letivo.

“Após identificar os infrequentes, a equipe de assistentes sociais entrará em contato com os familiares e realizará atendimento individual”, revelou a prefeitura.

Segundo a Secretária de Educação, Leila Clemente, a rede municipal segue com estratégias para reforçar a permanência do aluno, entre elas está o projeto Classe Hospitalar, que contribui para reintegração à escola do estudante que for internado no Hospital Público Municipal (HPM).

“O trabalho, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, abrange alunos na faixa de 2 a 13 anos. O objetivo é dar continuidade aos estudos e melhorar a adaptação dos pacientes que foram hospitalizados no retorno às aulas”, contou a secretária.

Ainda conforme a pasta, a ação dos profissionais de serviço social conta com a parceria dos diretores das escolas, que designam um profissional para preencher a Ficha de Comunicação ao Aluno Infrequente (Ficai).

“Com a constatação de um número expressivo de faltas, os pais e responsáveis são notificados a comparecer na Secretaria de Educação para justificar as ausências. A equipe estuda os casos, mantém contato com o aluno e responsáveis e, de acordo com cada perfil apresentado, estende o atendimento”, acrescenta a Educação.

O governo municipal coloca a disposição ainda um serviço de encaminhamento dos estudantes que necessitarem de setores como rede de proteção básica, agência de trabalho e saúde, como os do Programa Bolsa Família, da Coordenação da Proteção Social Básica, ou do Centro de Atenção Psicossocial (CAP), além de oferecer os serviços do Juízo da Infância e da Juventude e do Conselho Tutelar para casos não resolvidos ou reincidentes.

Outra ferramenta para ajudar no combate à evasão escolar nessa volta às aulas é a que permite aos pais acompanhar a frequência dos estudantes, por meio do Portal do Aluno, que possui diversas informações sobre o aluno, como frequência, corpo docente, notas, documentação, calendário e horário das aulas.

Para acessar o Portal do Aluno, os pais e responsáveis devem encontrar o link disponível no próprio site da prefeitura, através do endereço eletrônico, tic.macae.rj.gov.br/portal-do-aluno/.


 

Mais lidas do mês