Mídias Sociais

Política

Cadastramento do Cartão Macaé entra em sua terceira semana com mais 22 mil moradores inscritos

Publicado

em

 

Postos de atendimento do Cartão Macaé, que funcionam na região central e na serra, somam média de mais de 2 mil cadastros por dia

A Prefeitura de Macaé divulgou nova parcial de dados de cadastramento do Cartão Macaé, atualizados no último fim de semana, quando o número de moradores inscritos no programa Macaé Cidadão chegou a 22.708 pessoas.

Aprovado pela Câmara Municipal em maior deste ano, o projeto do Executivo, restringe apenas aos moradores da cidade o benefício da passagem a 1 real, com objetivo de reduzir os valores dos subsídios pagos pela prefeitura à empresa concessionária do serviço de transporte público no município, a Sistema Integrado de Transportes (SIT).

O cadastramento, que começou no último dia 10 de julho, e se encerra no dia 10 de setembro, permite que os moradores da cidade tenham tempo de se inscrever no programa e assim manter o benefício, já que após o prazo final para o cadastro, usuários que não tiverem o Cartão Macaé, voltarão a pagar o valor integral da passagem, que é de R$ 3,07.

O programa atende a uma antiga reivindicação de parte dos vereadores, entre eles os governistas Cesinha (PROS) e Julinho do Aeroporto (MDB), que defendiam que, no modelo atual, a prefeitura estaria pagando, através dos subsídios à empresa, a passagem de moradores de outros municípios que utilizam o transporte coletivo de passageiros da cidade.

Segundo a prefeitura, o programa deve gerar grande economia aos cofres públicos, já que vai reduzir os valores do subsídio pago mensalmente à SIT, além de corrigir o problema do controle da bilhetagem dos ônibus, que depois da implantação do Cartão Macaé, será feita através de reconhecimento biométrico da face dos usuários nas catracas dos ônibus.

 

Cadastro – Para realizar o cadastramento, a prefeitura disponibilizou 7 postos de atendimento, que funcionam de segunda-feira a sábado, em horários variados, tanto na região central quanto na região serrana do município.

Além do cadastro presencial, já que é necessário o registro fotográfico do usuário, o governo municipal oferece ainda um serviço de pré-cadastro online, que pode ser feito no próprio site da prefeitura, através do link, cartaomacae.com.br/cadastro.

“Quem deseja se cadastrar deve comparecer a um dos 7 postos munido da cópia e original da carteira de identidade e do CPF, cópia e original do comprovante de residência em Macaé, emitido até 90 dias da data do requerimento do cadastramento, em nome do usuário, do cônjuge, do companheiro e de ascendentes ou descendentes até o segundo grau de parentesco, devidamente documentado. Como comprovante de residência são aceitas contas de água, luz, telefone ou contrato de aluguel. Em caso de não possuir nenhum dos comprovantes dispostos acima, o usuário poderá apresentar declaração de residência, com firma reconhecida em cartório, e cópia do comprovante de residência do declarante”, detalha a prefeitura.

O governo municipal lembra ainda que, depois de pronto, o cartão deverá ser retirado na antiga garagem da Macaense, na Rua Antero Perlingeiro, 402, no centro da cidade, próximo ao Corpo de Bombeiros, local que também funciona como posto de cadastro.

Com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, a os postos da região central do município estão divididos entre o CIEP 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, que fica na Avenida Dr. Geraldo Menecucci de Oliveira, 481, no Parque Aeroporto; no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106); na Cidade Universitária, na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, na Granja dos Cavaleiros; e no Instituto Federal Fluminense (IFF), que fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), km 164.

Na região serrana, o atendimento funciona no Colégio Raul Veiga, localizado na Rua Lauro Gonçalves Pacheco, em Glicério, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e nos sábados, das 8h às 18h; e no Macaé Facilita do Sana, que fica na Rua José de Jesus Júnior, 99, próximo ao campo de futebol, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h. Mais informações podem ser encontradas na página macae.rj.gov.br/mobilidadeurbana.


 

Mais lidas do mês