Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé lança cartilha virtual com informações sobre a Influenza

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé publicou em seu site uma cartilha com informações sobre sinais, diagnóstico e tratamento para os sintomas da Influenza, responsável por um surto de gripe que vem causando problemas para as redes de Saúde nas cidades da região.

Segundo a prefeitura, a cartilha, que foi elaborada pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, faz parte dos protocolos de assistência à população, diante do aumento dos casos de síndrome gripal, que também são sintomas de infecção por coronavírus.

O material informativo, cuja elaboração contou com a participação da enfermeira Ana Paula Dalcin, ex-coordenadora de Vigilância em Saúde da pasta, aponta também os cuidados sanitários necessários para conter a circulação do vírus da Influenza e a redução dos casos de infecção.

“Vivemos uma sazonalidade antecipada da circulação do vírus Influenza, que provoca sintomas de gripe. A cartilha ajuda a orientar a população sobre o que é a doença e a estratégia que adotamos para atender os casos suspeitos e reduzir a circulação do vírus”, destaca a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas.

Entre as medidas para conter a circulação da Influenza estão o uso de máscaras, a higienização das mãos, e evitar ambientes aglomerados, mesmas medidas de prevenção para evitar o contágio do coronavírus.

A Secretaria de Saúde reforça ainda que as pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e do Lagomar, no Pronto Socorro da Imbetiba, e no Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), em Glicério.
As 4 unidades de referência da rede pública municipal começaram a receber pacientes com síndrome gripal, descentralizando o atendimento que antes ficava concentrado no Centro de Triagem do Pacientes com Coronavírus (CTC), que funcionava no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que foi desmobilizado pela prefeitura na semana passada.

Com apenas uma página, e informações claras, a cartilha pode ser acessada no site da prefeitura, através do endereço eletrônico, macae.rj.gov.br/midia/uploads/CARTILHA%20SA%C3%9ADE_.pdf.

Mais lidas da semana