Mídias Sociais

Política

Campos, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio antecipam pagamento dos salários de dezembro dos servidores

Publicado

em

 

As prefeituras de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Campos dos Goytacazes começaram a efetuar o pagamento antecipado dos salários de dezembro nesta quarta-feira, 22, antes do feriado de Natal, injetando recursos na economia local.

Em Cabo Frio, o início do pagamento antecipado começou para aposentados e pensionistas do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais (Ibascaf), sendo depositados R$ 16.093.735,95, com os pagamentos continuando nesta quinta-feira, 23, para os servidores e funcionários da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), e serão concluídos nesta sexta-feira, 24.

“Com o pagamento antecipado da folha de dezembro, o prefeito José Bonifácio (PDT) completa seu 1º ano de gestão cumprindo rigorosamente o compromisso de priorizar os salários do funcionalismo público municipal, pagos sempre dentro do mês trabalhado e de forma bruta, com todos os encargos trabalhistas. Além disso, a atual gestão também avança no pagamento de salários atrasados de governos anteriores. Um mês após assumir o mandato, o prefeito José Bonifácio quitou o 13º de 2020 para servidores efetivos da Saúde, servidores licenciados em auxílio doença e aposentados e pensionistas do Ibascaf; o pagamento de dezembro de 2020 mais um terço de férias do mesmo ano para servidores da Educação; e pôs fim a uma dívida histórica, finalizando o pagamento do 13º de 2016 para aposentados e pensionistas do Ibascaf, além de reposição dos descontos do Programa de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica dos Servidores Municipais de Cabo Frio (Pasmed) aos servidores da Comsercaf”, detalhou a prefeitura.

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PODE) começou o pagamento dos salários de dezembro dos servidores públicos municipais nesta quinta, destacando a dedicação das secretarias pelo adiantamento para antes do Natal, especialmente neste momento de retomada econômica da pandemia do coronavírus.

“Com o empenho conjunto da gestão pública, os valores foram encaminhados para as instituições bancárias para quitação dos salários. As equipes das secretarias de Fazenda e Administração, e da Subsecretaria de Recursos Humanos, fazem o levantamento e preparação da folha de pagamento. O compromisso do governo municipal é de pagar até o 5º dia útil do mês seguinte ao trabalhado, mas desde o início da gestão atual, os pagamentos vêm sendo feitos dentro do mês”, ressaltou a prefeitura.

Fábio do Pastel afirmou que sua gestão busca promover a valorização dos servidores públicos municipais, além de aquecer a economia do município neste período de retomada econômica.

“Sabemos da dedicação de cada servidor. Nossa equipe trabalhou de forma incansável para garantir o pagamento dos funcionários antes mesmo do Natal. Isso só foi possível por causa da dedicação de cada setor envolvido. Nossa gestão está empenhada em manter o equilíbrio econômico no município,  mesmo com o momento de crise econômica nacional que todos os municípios estão vivendo em função da pandemia”, declarou o prefeito.

Já em Campos, o pagamento também começou a ser feito nesta quarta, para os servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, além de depositar um terço (1/3) das férias dos profissionais da rede pública municipal de ensino.

De acordo com o prefeito Wladimir Garotinho (PSD), são cerca de 6 mil trabalhadores contemplados com a antecipação, com uma injeção de, aproximadamente, 23 milhões de reais na economia local, totalizando 15 folhas e meia de pessoal em 12 meses de arrecadação, totalizando uma injeção de mais de 1 bilhão de reais ao longo de todo o ano de 2021.

“Tivemos esse ano uma arrecadação do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) maior do que o previsto. Por isso, com muita organização e planejamento, pudemos pagar ainda durante o mês de dezembro, 1/3 de férias e a competência de dezembro para toda a rede municipal de ensino, a fim de que eles possam ter um Natal melhor com toda família”, contou Wladimir Garotinho.

A prefeitura explica que a 2ª parcela do 13º salário foi paga aos cerca de 13 mil servidores públicos municipais na semana passada, ao passo que a 1ª metade havia sido antecipada no último mês de outubro.

“Além disso, a prefeitura pagou até 6 férias vencidas de diversos profissionais, neste ano, e outros benefícios que estavam em atraso desde 2017, como auxílio-funeral e auxílio-natalidade”, acrescentou o prefeito.

O município completa ainda que revelando que o pagamento de dezembro dos demais servidores públicos municipais, vinculados às outras secretarias e órgãos da gestão, será efetuado dentro do cronograma habitual, durante a 1ª quinzena de janeiro.

Mais lidas da semana