Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé lança aplicativo grátis nesta quinta-feira, 25, para ampliar avaliação sobre a pandemia na cidade

Avatar

Publicado

em

 

Começa a funcionar nesta quinta-feira, 25, um novo aplicativo batizado de “Dados do Bem”, lançado em parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, com objetivo de ampliar da avaliação dos avanços da pandemia do coronavírus na cidade.

Gratuito e disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo é gratuito e, apesar de não fazer o diagnóstico, ou seja, o teste em si, é capaz de fazer uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos.

“O usuário preenche um cadastro e responde um questionário simples de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019) e histórico de saúde. As informações serão analisadas e se houver indicação de testagem, a pessoa poderá ser selecionada por um algoritmo e, através do aplicativo, receberá um QR Code com data e hora para comparecer ao Centro de Especialidades Dona Alba”, revelou o município

A prefeitura lembra que o ‘Dados do Bem’ não realiza testagem em massa, mas sim faz, amostragem, uma avaliação para descobrir as pessoas que mais precisam fazer os testes do coronavírus, e que o período de ação do Dados do Bem em Macaé vai até 24 de julho.

“A iniciativa combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus na cidade. Os resultados do mapeamento vão auxiliar o gestor na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia”, explicou a gestão municipal.
O município informou também que todos que baixarem o aplicativo e fizerem a autoavaliação estarão ajudando no mapeamento da evolução da pandemia, ainda que não sejam direcionados para fazerem os testes presenciais.

“Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo. Para baixar o aplicativo basta acessar sua loja de aplicativos do telefone celular e procurar Dados do Bem. O aplicativo pode ser instalado em qualquer aparelho que comporte sistema operacional Android (a partir do 4.3) ou iOS (8 ou mais)”, detalhou a prefeitura.

De acordo com o governo municipal, o aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, e é um projeto de monitoramento epidemiológico, que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da pandemia do coronavírus em centros urbanos.
A Prefeitura de Macaé lembrou também das mais de 1.597 pessoas testadas durante ação no Parque Aeroporto na última semana, lembrando que o mutirões de testagem nos bairros tem o objetivo de contribuir para a definição de estratégias, e nortear a flexibilização das atividades econômicas.

Nesta segunda-feira, 22, a testagem foi iniciada na Barra de Macaé, onde a equipe da Secretaria de Saúde fica até esta quarta-feira, 24, na Praça Mirante dos Navegantes, das 8h às 12h, antes de ir para a Aroeira, nos dias 25 e 26, e depois para o Lagomar, nos dias 29 e 30 deste mês e 1 de julho.

Mais lidas da semana