Mídias Sociais

Política

Macaé registra mais 103 casos novos do coronavírus nas últimas 24 horas, se aproxima de 2 mil casos e fala em flexibilização

Avatar

Publicado

em

 

Com novos números sobre a situação da pandemia no município, a Prefeitura de Macaé confirmou que se prepara para iniciar uma nova fase no processo de flexibilização econômica, reduzindo as medidas de isolamento social e restrição de circulação em prevenção ao coronavírus.

De acordo com novo gráfico divulgado na manhã desta terça-feira, 23, o município registrou um aumento de 105 casos do vírus e mais duas mortes nas últimas 24 horas, chegando a 1.937 casos confirmados e 68 casos fatais.

Os 2 novos casos fatais divulgados em boletim informativo diário sobre a pandemia são de uma mulher de 58 anos, portadora de hipertensão e diabetes, e de um homem de 86 anos, portador de hipertensão e diabetes.

Ainda assim, o município segue trabalhando com a ideia de uma maior flexibilização das medidas baseado na redução da Taxa de Reprodução do Vírus (TRV), que caiu de 1,5 para 1,3, se aproximando de deixar a faixa laranja, de atenção redobrada, para a faixa amarela, de atenção, cujo índice máximo é 1,2.

Em nota divulgada pela prefeitura na manhã desta terça, o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio (PSDB), explicou que a TRV tem como variantes os casos confirmados em determinado período de tempo.

“Quanto mais próximo de 1, menor o contágio entre as pessoas”, completou Dr. Aluizio.

O município lembrou que vem adotando medidas de prevenção desde o início da pandemia, em março, com diversas ações para tentar conter os avanços do vírus na cidade, mas que, com a melhoria dos indicadores, novas atividades econômicas estão sendo liberadas a cada semana.

“Macaé vem aos poucos liberando o funcionamento de novos segmentos comerciais, além de essenciais, mediante testagem da força de trabalho imediatamente envolvida”, ressaltou a prefeitura.

Além dos testes em profissionais que vêm tendo suas atividades liberadas, o município vem fazendo a testagem em massa nos bairros da cidade, através de mutirão da Secretaria de Saúde, que já passou pelo Parque Aeroporto, e continua com a ação na Barra de Macaé até esta quarta-feira, 24.

Dentre os bairros e comunidades que ainda receberão o mutirão, estão a Aroeira, nestas quinta, 25, e sexta-feira, 26, e o Lagomar, nos dias 29 e 30 deste mês de junho, e 1 de julho, além das Malvinas, da Nova Esperança, da Nova Holanda e do Centro, que ainda não têm as datas divulgadas.

Ainda segundo a prefeitura, nesta segunda-feira, somando os resultados de testes realizados em pacientes que procuraram o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé, e o posto de testagem dos bairros, na Praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé, a taxa de letalidade do vírus na cidade está em 3,5%.

Só no 1º dia de testagem na Barra de Macaé, foram confirmados 75 casos positivos do coronavírus, se aproximando dos 80 pacientes com a contaminação confirmada dentre 1.597 pessoas testadas em 3 dias no Parque Aeroporto.

A gerente de Vigilância em Saúde de Macaé, Daniela Bastos, reforçou que para fazer a testagem nos bairros, é preciso levar documento de identificação e comprovante de residência, além de ressaltar a importância das ações de prevenção.

“A prevenção também não deve ser esquecida, é importante a higienização das mãos e o uso da máscara sempre que sair de casa” comentou Daniela Bastos.

Mais lidas da semana